As duas passagens de Ana Lucia Mariz

Fotógrafa Ana Lucia Mariz retrata a Londres de 1989 e de 2009 em exposição 'Mind the Gap'

Camila Molina, O Estado de S.Paulo

31 de agosto de 2010 | 00h00

Tempo ao tempo. Fotografia realizada em Londres em 2009    

 

 

 

 

 

Cuidado com o vão é a tradução da expressão Mind the Gap, título que a fotógrafa Ana Lucia Mariz dá à exposição que ela inaugura hoje, a partir das 19 horas, na Ímã Foto Galeria. A frase é a falada nos metrôs de Londres e, relacionada à mostra, se refere ainda a um vão de tempo, o hiato entre 1989 e 2009, as datas de duas estadas da fotógrafa na capital britânica nas quais ela realizou séries de imagens. São as fotografias desses dois períodos que formam a exposição, com curadoria do fotógrafo Juan Esteves.

Em Mind the Gap, as imagens da fotógrafa paulistana estão em duplos fotográficos, propondo um diálogo entre trabalhos coloridos (os mais recentes, em formato 6x6) e em preto e branco (os mais antigos, feitos em filmes 35 mm).

Retratos do cotidiano lado a lado criam mais do que conversas formais e de signos entre as imagens; despertam uma linha aberta de tempo, ou seja, as fotografias não parecem estar presas às datas nas quais foram feitas.

Ao mesmo tempo, ainda, reforçam a espécie de revisão que Ana Lucia faz de sua trajetória e de seu olhar a partir desse mote da mostra. "O resultado é um diálogo franco e honesto em que se percebe que suas propostas imagéticas nunca deixaram de avançar e que continuam aguçando seus sentidos, provocando fortemente sua arte", afirma Esteves.

 

 

ANA LUCIA MARIZ

Ímã Foto Galeria.

Rua Fradique Coutinho, 1.239, Tel.: 3816-1290.

Abre hoje, às 19 h.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.