As duas passagens de Ana Lucia Mariz

Fotógrafa Ana Lucia Mariz retrata a Londres de 1989 e de 2009 em exposição 'Mind the Gap'

PUBLICIDADE

Por Camila Molina
Atualização:

Tempo ao tempo.

Fotografia realizada em Londres em 2009

 

 

 

 

PUBLICIDADE

 

 

Cuidado com o vão é a tradução da expressão Mind the Gap, título que a fotógrafa Ana Lucia Mariz dá à exposição que ela inaugura hoje, a partir das 19 horas, na Ímã Foto Galeria. A frase é a falada nos metrôs de Londres e, relacionada à mostra, se refere ainda a um vão de tempo, o hiato entre 1989 e 2009, as datas de duas estadas da fotógrafa na capital britânica nas quais ela realizou séries de imagens. São as fotografias desses dois períodos que formam a exposição, com curadoria do fotógrafo Juan Esteves.

Em Mind the Gap, as imagens da fotógrafa paulistana estão em duplos fotográficos, propondo um diálogo entre trabalhos coloridos (os mais recentes, em formato 6x6) e em preto e branco (os mais antigos, feitos em filmes 35 mm).

Retratos do cotidiano lado a lado criam mais do que conversas formais e de signos entre as imagens; despertam uma linha aberta de tempo, ou seja, as fotografias não parecem estar presas às datas nas quais foram feitas.

Ao mesmo tempo, ainda, reforçam a espécie de revisão que Ana Lucia faz de sua trajetória e de seu olhar a partir desse mote da mostra. "O resultado é um diálogo franco e honesto em que se percebe que suas propostas imagéticas nunca deixaram de avançar e que continuam aguçando seus sentidos, provocando fortemente sua arte", afirma Esteves.

 

 

ANA LUCIA MARIZÍmã Foto Galeria. Rua Fradique Coutinho, 1.239, Tel.: 3816-1290. Abre hoje, às 19 h.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.