
02 de dezembro de 2013 | 20h40
Surpresa e emocionada, Laure, que vive e trabalha em Londres, disse a centenas de pessoas na cerimônia de premiação: "Eu não esperava isto de modo algum... Eu tinha certeza que não era eu."
Depois de apresentar o prêmio, a atriz irlandesa Saoirse Ronan, que já foi indicada para o Oscar, levou o bebê de Laure até o palco, e a plateia reagiu em coro com um "ah" de surpresa.
A cerimônia foi realizada em Londonderry, na Irlanda do Norte, na primeira vez que a premiação é concedida fora da Inglaterra. Laure disse a repórteres que sente que a Grã-Bretanha é sua terra de "adoção" por ser o país que a "deixou crescer".
O ganhador do Turner recebe 25 mil libras esterlinas (40.900 dólares) e os outros três na disputa, 5 mil libras cada.
Os finalistas foram o artista conceitual escocês David Shrigley, a pintora londrina Lynette Yiadom-Boakye e o artista inglês Tino Sehgal, que vive em Berlim e é especializado em criar encontros entre visitantes de galerias e pessoas que ele seleciona para conversar com eles.
Laure é conhecida por realizar instalações e filmes com complexos enredos e algumas vezes interrupções surreais, imagens e cortes agitados na edição.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.