Artista cria instalação com todas as fotos postadas no Flickr em 24 horas

Com exposição, holandês Erik Kessels ilustra como a tecnologia inundou a vida pós-moderna com imagens

BBC

16 de novembro de 2011 | 11h29

Uma instalação que reúne milhões de fotografias postadas em apenas 24 horas no site de compartilhamento de fotos Flickr está em cartaz em Amsterdã, na Holanda. Fotografia em abundância é um projeto visual do artista holandês Erik Kessels, que imprimiu todas as fotos colocadas no Flickr somente no dia 4 de agosto último.

 

 

 

O resultado é uma pilha de fotos - cerca de 6 milhões delas - que lota uma sala do museu Foam de fotografia, no bairro de Keizersgracht, na região dos canais.

 

O objetivo do trabalho foi ilustrar como as novas tecnologias facilitaram a fotografia e levaram a uma inundação de imagens na vida moderna.

 

"Através da digitalização da fotografia e a ascensão de sites como o Flickr e o Facebook, todo mundo agora tira fotos, e as distribui e compartilha com o resto do mundo. O resultado são incontáveis fotos à nossa disposição", disse o artista.

 

Ao imprimir as imagens, Erik Kessels diz que visualiza um "mergulho em fotografias da experiência alheia".

 

 

 

"O seu conteúdo mistura público e privado, com coisas altamente pessoais sendo exibidas abertamente e sem um pingo de timidez."

 

A mostra, intitulada Museu do Futuro da Fotografia, reúne trabalhos que abordam as mudanças e os desenvolvimentos que devem moldar as próximas décadas desta arte.

 

Foram convidados quatro artistas-curadores, que interpretaram este tema segundo sua própria visão, criando uma "exibição intrigante com quatro exposições distintas e às vezes provocantes".

 

Além de Kessels, participam da mostra os artistas Lauren Cornell, Jefferson Hack e Alison Nordstrom. A mostra fica em cartaz até o dia 7 de dezembro. 

 

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.