Arte em Revista: Weiwei e Picasso nos Estados Unidos

Artista dissidente chinês ganha primeira mostra nos EUA; Guggenheim exibe obras em preto e branco de Picasso.

BBC Brasil, BBC

10 Outubro 2012 | 20h06

O boletim Arte em Revista desta semana traz a primeira grande exposição do artista chinês Ai Weiwei nos Estados Unidos. Mostra também as formações rochosas de Anish Kapoor e criaturas gigantes invadindo uma cidade francesa.

Nos últimos anos, o artista Ai Weiwei ficou conhecido como um duro crítico ao governo chinês. E cada vez mais ele usa a internet e as mídias sociais para fazer suas críticas. Agora, um museu de Washington abriga sua primeira grande mostra nos Estados Unidos, com suas esculturas, fotos, vídeos e instalações.

Já o escultor Anish Kapoor apresentou seus novo trabalho em uma galeria em Londres. São obras que evocam paisagens, formações rochosas e corais. Em algumas delas, ele usou pigmentos retirados diretamente do chão.

Enquanto isso, na França, a cidade de Lile foi tomada por estranhas e gigantes criaturas. Os monstros fazem parte de um festival que celebra o supernatural. São centenas de mostras, concertos e instalações. E os organizadores deram um recado aos visitantes: espere o inesperado.

Pablo Picasso foi atraído por diferentes paletas de cores ao longo de sua carreira. Mas agora o Museu Guggenheim, em Nova York, apresenta obras do artista feitas em preto em branco. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.