Aplicativo grátis envia cartões postais musicais

Um aplicativo que funciona como um cartão postal musical permite que o usuário capture e compartilhe momentos musicais com parentes e amigos, e ainda por cima descubra novas canções.

NATASHA BAKER, REUTERS

02 de janeiro de 2012 | 10h44

Com o Soundtracking, um aplicativo gratuito, o usuário pode partilhar clipes musicais, acrescidos de frases, indicação de local e uma foto.

"A música, como as fotos, pinturas ou qualquer tipo de arte criativa, tem uma ampla gama de emoções que podem ser diferentes para pessoas diferentes", disse Steve Jang, executivo-chefe da Schematic Labs, empresa de San Francisco que criou o aplicativo.

"Essa ideia de uma história por meio de uma canção é o que queríamos partilhar... Isso é realmente esse expressivo cartão postal musical."

Jang acredita que a personalização ajuda o usuário a filtrar toda a música que está sendo partilhada nas redes sociais.

"Não é só por que você está escutando uma coisa que significa que você gosta. Não significa que haja algum tipo de importância emocional ou de vida nisso. As pessoas aproveitam mais e escutam mais quanto têm isso", argumentou.

O aplicativo é capaz de identificar uma música que esteja tocando num ambiente, e os posts também podem ser partilhados no Facebook, Twitter e Foursquare. Também é possível descobrir novas canções ao ver o conteúdo divulgado por outros usuários. Uma amostra da música fica disponível gratuitamente, e a versão completa pode ser adquirida no iTunes ou em outros serviços.

Outro recurso do Soundtracking é mostrar todas as músicas que foram postadas em um determinado local. "Os bairros são interessantes - dá para ver a diferença entre Williamsburg, Brooklyn, versus o Upper East Side, Manhattan (em Nova York), ou Venice Beach, na Califórnia, versus Beverly Hills", disse Jang.

O aplicativo já tem mais de 1 milhão de usuários no mundo, sendo metade nos EUA, e o resto na Europa Ocidental, Canadá e Japão, segundo Jang.

Existe um aplicativo concorrente, o Frenzapp, que é semelhante.

Tudo o que sabemos sobre:
TECHAPLICATIVOMUSICAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.