APCA celebra o melhor das artes em 2009

Muitos premiados faltaram, porque não conseguiram chegar do Rio (chuvas, aeroportos fechados...). Mas, em compensação, os que compareceram e subiram ao palco, falaram, falaram, falaram... Foi assim a longa noite da entrega dos prêmios dos melhores de 2009 da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na segunda, no Teatro Paulo Autran (Sesc Pinheiros). A cerimônia, prevista para as 20 h, teve início com 40 minutos de atraso, e foi apresentada pelos atores Dan Stulbach e Maria Fernanda Cândido, com direção de Elias Andreatto.

Lucas Nobile, O Estado de S.Paulo

08 de abril de 2010 | 00h00

Para começar, ao som de um tema do maestro Moacir Santos, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo foi homenageada pela coleção Aplauso, levando ao palco as atrizes Eva Wilma, Nicete Bruno, Nydia Lícia e Etty Fraser. "Outro dia uma garota não sabia quem foi Cacilda Becker (outra homenageada da noite, que completaria 89 anos anteontem). É bom ter um livrinho como esses para as futuras gerações lembrarem da gente", disse Etty.

Outro momento de destaque e muito aplaudido foi o da homenagem póstuma ao compositor Zé Rodrix, cujo troféu foi recebido por sua viúva, Júlia, na categoria música popular.

Ao todo foram dez categorias (artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, música erudita, rádio, teatro infantil, teatro e televisão), com sete premiados em cada uma. Muitas delas, como as de música popular e cinema, foram esvaziadas com a ausência de seus vencedores, como Glória Pires (melhor atriz de cinema, por É Proibido Fumar), Lenine (melhor compositor), Matheus Nachtergaele (filme de ficção) e Lula Carvalho (fotografia de cinema), ambos pelo filme A Festa da Menina Morta. Mesmo assim, mandaram agradecimentos, em bilhetes e emails, que se somaram a longos discursos, recheados de clichês, dos premiados presentes, estendendo a cerimônia por 2h30. Um dos mais sensatos e divertidos foi o de Elias Andreatto. Eleito melhor ator de teatro (Doido), ele foi breve e brincou com a plateia: "Vocês estão com tempo?" Arrancou risadas da exausta e heroica plateia.

A lista completa dos premiados pode ser vista em www.estadao.com.br/cultura.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.