Anatomia de Preminger fez história

Liga da Justiça da América

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

08 de abril de 2010 | 00h00

14H15 NO SBT

(Justice League of America). EUA, 1997. Direção de Felix Enriquez Alcalá, com Matthew Settle, Kim Oja, John Kassir, Michelle Hurd.

Criada pela editora DC Comics, dos EUA, a Liga da Justiça da América é uma equipe de super-heróis que segue o formato da velha Sociedade da Justiça, surgida nos anos 1940. O grupo já havia aparecido em desenho e aqui ganha versão live action (em "carne e osso"), feita para TV. Reprise, colorido, 80 min.

Belas e Mimadas

15H45 NA GLOBO

(Cow Belles). EUA, 2006. Direção de Francine McDougall, com Alyson Michalka, Amanda Michalka, Jack Coleman, Michael Trevino, Sheila Mccarthy, Christian Serratos.

As irmãs Alyson e Amanda Michalka bem que gostariam de reproduzir o sucesso de outras gêmeas famosas (Ashley e Mary Kate Olsen). Na trama, para que elas aprendam a ser responsáveis, o pai as põe para trabalhar na fazenda. E as garotas deixam a vida mimada que levam para salvar o negócio da família. Inédito, colorido, 90 min.

Traição

22H15 NA BANDEIRANTES

(Made Men). EUA, 1999. Direção de Louis Morineau, com James Belushi, Michael Beach, Steve Railsback, David O"Donnell, Timothy Dalton, Vanessa Angel.

James Belushi trai chefão mafioso e foge com US$ 10 milhões. Ele reconstrói a vida por meio do programa de proteção a testemunhas dos EUA, mas a Máfia não desiste de caçá-lo. Para complicar, há esse xerife ? o ex-007 Timothy Dalton ? que também está no seu encalço, aparentemente, atrás do dinheiro. A emissora promete um espetáculo de ação em alta voltagem, mas é bom não esperar muita coisa. Reprise, colorido, 90 min.

Intercine

2H10 NA GLOBO

A emissora exibe o preferido do público entre ? Duelo de Titãs, de Boaz Yakin, com Denzel Washington como novo técnico que precisa se impor aos atletas de equipe vencedora; também com Will Patton, Donald Faison, Wood Harris, Ryan Hurst e Ethan Suplee; e Peixe Grande, de Tim Burton, com Billy Crudup, Jessica Lange, Helena Bonham Carter, Steve Buscemi, Danny DeVito e Marion Cotillard, sobre repórter que tenta melhorar sua relação com o pai moribundo; o personagem é interpretado por Ewan McGregor quando jovem, em flash-back, e por Albert Finney no leito de morte.

Amanhã

A Globo exibe amanhã, no Intercine, o preferido do público entre ? Starsky & Hutch ? Justiça em Dobro, comédia de Todd Phillips, com Ben Stiller, Owen Wilson, Snoop Dogg, Fred Williamson, Vince Vaughn e Juliette Lewis, baseada na série de TV dos anos 1970, sobre dupla um tanto desajustada de policiais (EUA, 2004, fone 0800-70-9011); e Regras do Jogo, ação poderosa de William Friedkin, com Tommy Lee Jones, Samuel L. Jackson, Ben Kingsley, Guy Pearce, Blair Underwood e Bruce Greenwood, sobre militar levado a corte marcial, acusado de disparar contra civis num incidente que desencadeia crise diplomática no Iêmen (EUA, 2000, fone 0800-70-9012).

TV Paga

A Rosa Púrpura do Cairo

18h25 NO TELECINE CULT

(The Purple Rose of Cairo). EUA, 1985. Direção de Woody Allen, com Mia Farrow, Jeff Daniels, Danny Aiello, Dianne Wiest, Van Johnson.

Uma obra-prima da melhor fase da carreira de Woody Allen. Criou a chamada "síndrome de Cecília" (nome da personagem de Mia Farrow), que se alastrou pela publicidade e pelo próprio cinema. Cecília é uma garçonete que foge à mediocridade de sua vida no escurinho do cinema. Um dia, seu herói favorito desce da tela para sentar-se ao lado dela, na plateia. Reprise, colorido, 80 min.

Bancando a Ama-Seca

20 H NO TELECINE CULT

(Rock-a-Bye Baby). EUA, 1958. Direção de Frank Tashlin, com Jerry Lewis, Marilyn Maxwell, Connie Stevens, Reginald Gardiner, Jackie Gleason.

Jerry faz fã que banca a babá para os filhos de Marilyn Maxwell, uma deusa do sexo ? no estilo da outra Marilyn, a Monroe ? que tenta esconder do público que tem trigêmeos. Jean-Luc Godard amava as comédias do diretor Tashlin nos anos 1950. Dizia que ele era gênio. Era mesmo e sua parceria com Jerry Lewis era 10. Reprise, colorido, 103 min.

Anatomia de Um Crime

0H25 no TCM

(Anatomy of a Murder). EUA, 1959. Direção de Otto Preminger, com James Stewart, Lee Remick, Ben Gazzara, Arthur O"Connell, George C. Scott.

Stewart foi melhor ator em Berlim por seu papel como advogado que defende homem acusado de estupro. Um dos grandes filmes de Preminger, que precisou enfrentar a censura de Hollywood para manter palavras consideradas obscenas na época, entre elas esperma, citada como prova, no tribunal. Reprise, preto e branco, 160 min.

Dias de Glória

2H30 NO TELECINE CULT

(Indigènes). França, 2006. Direção de Rachid Bouchareb, com Jamel Debbouze, Roschdy Zem, Samy Naceri.Drama poderoso que recupera a história dos nativos das colônias que lutaram pela França, contra o nazismo. Eles eram considerados cidadãos de segunda categoria e se sacrificaram pela pátria que não os reconhecia. Reprise, colorido, 120 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.