Ame seus dilemas

O Sol ingressa em Capricórnio, Mercúrio e Júpiter em quadratura; a Lua é Cheia em Gêmeos.

Oscar Quiroga, O Estado de S.Paulo

21 de dezembro de 2010 | 00h00

Quem vive de certezas é animal, porque não precisa questionar seus impulsos nem decidir o rumo desses. Quem for humano nunca terá o alívio da certeza e na eventualidade de dedicar a existência a buscar certezas ele ou ela perderá o fio da meada que o torna humano. É humano questionar, duvidar, se atormentar com dilemas que parecem insuperáveis, tudo em nome de que os impulsos, sejam esses biológicos, civilizados, cósmicos ou espirituais encontrem em nossa humanidade o terreno do livre arbítrio que só pode ser trilhado através do árduo questionamento. Sem isso ninguém merece ser chamado de humano. A partir de agora passe a amar suas dúvidas e a dar seu melhor para superá-las, aguardando pelas próximas, ainda mais complexas.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Quanto mais você receber da vida, mais terá de devolver a ela, esta é sua mais elevada responsabilidade. Dar e receber, eis a fórmula do equilíbrio. Nada preci-sa ser matemático, mas a atitude precisa ser equilibrada.

TOURO 21-4 a 20-5

As responsabilidades não podem ser divididas, cada pessoa tem as suas e a harmonia dos relacionamentos e instituições resultará do somatório de responsabilidades individuais postas em marcha e concluídas com mestria.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Nada precisa ser mudado radicalmente, você apenas precisa começar a fazer uso prático de todos os recursos e relacionamentos que se encontram disponíveis. Essa é a melhor mudança que poderia ser empreendida agora.

CÂNCER 21-6 a 21-7

As duras tarefas da atualidade que você preferiria não tivessem acontecido nesta época do ano referem-se à capacidade de tomar conta delas. Tarefas especiais são designadas a humanos especiais, lembra disso?

LEÃO 22-7 a 22-8

Tenha um pouco de compaixão com sua própria alma, evite continuar indo atrás de prazeres que só serviriam ao obscuro motivo de vingar-se dessa ou daquela pessoa em particular. Você não precisa mostrar nada a ninguém.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Dar ordens e mandar fazer o que seria mais fácil você fazer; atitudes assim complicam bastante os relacionamentos cotidianos. Porém, parece que as pessoas adoram complicar-se, já que se comportam assim normalmente.

LIBRA 23-9 a 22-10

Desapegue-se de suas ideias e opiniões, pois só assim será possível fazer verdadeiro contato com outras pessoas, conhecendo através delas mundos bem diferentes daqueles pelos quais você transita normalmente.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Quanto mais você manifestar as virtudes do seu coração, mais haverá de você para ser amado. Ocultando suas melhores intenções e virtudes as pessoas próximas seguirão também esse caminho e o amor minguará na prática.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Considerando que é inerente à natureza humana haver incertezas, dilemas e dúvidas, por que não tomar a iniciativa de fazer amizade com essas condições? Algo haverá de benéfico no exercício de resolver os dilemas.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Preserve vivos os seus mais elevados propósitos, pois ainda que tudo tenha dado errado e você sinta a tentação de abandoná-los, certamente esses ressuscitarão dentre as cinzas do que você achou que seria o fim.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Se as coisas demoram a acontecer, agradeça ao céu por isso. O pior que poderia ocorrer agora é tudo acontecer de acordo com os seus planos. Mantenha sua mente aberta ao que der e vier, você se beneficiará com isso.

PEIXES 20-2 a 20-3

Toda aventura leva em seu ventre a possibilidade de tudo dar errado. Porém, se essa possibilidade dominasse o panorama das escolhas, então nunca ninguém na história do mundo teria se aventurado a nada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.