Almeida Júnior e a volta ao começo

SOROCABA

José Maria Tomazela, O Estado de S.Paulo

10 de maio de 2010 | 00h00

Uma exposição resgata , em Itu, a 98 km de São Paulo, o melhor da produção de um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros do século 19, o pintor ituano Almeida Júnior, que completou 160 anos no sábado. Com o tema Homem e Natureza, serão apresentadas 20 das principais obras do pintor que integram o acervo da Pinacoteca do Estado. A obra de José Ferraz de Almeida Júnior (1850- 1899) é pouco conhecida em sua própria cidade, a não ser pelo seu quadro mais célebre, Caipira Picando Fumo, de 1893, um dos destaques do acervo. A mostra faz parte das comemorações dos 400 anos de fundação de Itu.

''O pintor Almeida Júnior não foi o único a abordar o tema da vida interiorana, mas ele se destaca pela coragem de colocar o caipira em primeiro plano e, dessa forma, valorizá-lo não pelo pitoresco, mas com grande respeito por sua cultura'', afirma a curadora da mostra de Itu, Ana Paula Nascimento. Quadros como Caipiras Negaceando (1888), Cozinha Caipira (1895) e O Violeiro (1899) retratam o homem ligado à terra e um gosto ímpar pelo viver rural.

A maior parcela dos trabalhos de Almeida Júnior é formada pelos retratos de pessoas ilustres, que ele realizou a partir de encomendas, pois viveu da própria profissão - e os principais estarão na mostra. O pintor viajava muito de volta para Itu, onde permaneceu sua família, e, assim, registrou muitas cenas dos arredores, como Cascata do Votorantim (1843) e Paisagem do Sítio Rio das Pedras (1899).

Formado em pintura histórica, porém realizou poucas obras nessa categoria, como a Partida da Monção (1897), com uma cena ligada ao passado das expedições bandeirantes. Uma curiosidade é que a maioria dos personagens tem rosto de pessoas conhecidas do artista e ele próprio aparece no quadro. Em Itu, a mostra está sediada no Regimento Deodoro (Praça Duque de Caxias, 284, Centro), até 20 de junho.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.