Agnès Jaoui, questão de autoimagem

Um Natal Muito, Muito Louco

LUIZ CARLOS MERTEN, O Estado de S.Paulo

23 de dezembro de 2011 | 03h09

16H05 NA GLOBO

(Christmas With The Kranks). EUA, 2004. Direção de Joe Roth, com Tim Allen, Jamie Lee Curtis, Dan Aykroyd, M. Emmet Walsh, Elizabeth Franz, Erik Per Sullivan.

Tim Allen faz homem que resolve se isolar, fugindo - com a mulher - de toda a agitação natalina. Mas o espírito do Natal vem quando a filha resolve fazer uma surpresa para o casal. Allen, Jamie, o elenco faz a diferença. Reprise, colorido, 94 min.

Questão de Imagem

22 H NA CULTURA

(Comme Une Image). França e Itália, 2004. Direção e interpretação de Agnès Jaoui, com Jean-Pierre Bacri, Marilou Bérry, Laurent Grévil.

Marilou Bérry sofre porque é gordinha, o pai dela, escritor de sucesso, frustra-se porque não acredita no talento da filha e Agnès Jaoui, a professora de canto, também se considera um fracasso. Toda essa gente - e muitos outros personagens - precisam resolver seus conflitos internos para melhorar a imagem aos próprios olhos. O cinema da atriz e diretora Agnès, em parceria com seu companheiro, o ator e roteirista Bacri, é feito de observações e da força das palavras. Reprise, colorido, 106 min.

Estamira

22 H NA TV BRASIL

(Estamira). Brasil, 2004. Direção de Marcos Prado.

Durante mais de 20 anos, Estamira trabalhou no Aterro Sanitário do Jardim Camacho, no Rio. Para algumas pessoas, ela podia ser uma deficiente mental, mas organizou a comunidade e, ao morrer - bem depois da realização do documentário de Marcos Prado -, era uma líder de projeção nacional e até internacional. Bom filme. Reprise, colorido, 127 min.

Pica-Pau

22H45 NA RECORD

A emissora exibe desenhos do personagem criado por Walter Lanz. Não informa títulos nem equipes, muito menos duração.

George, O Curioso

(Curious George). EUA, 2006. Direção de Matthew O'Callahan, com Will Ferrell, Frank Welker, Drew Barrymore, David Cross.

Will Ferrell, atrapalhado como ele só, faz expedição em busca de relíquia que poderá devolver o antigo prestígio a museu ameaçado de fechar. O tom é de comédia, o filme tem o reforço da pantera Drew Barrymore e o público gostou tanto que houve uma sequência. A emissora exibe o programa na sequência do anterior, sem especificar o horário. Reprise, colorido, 86 min.

Um Natal Bom Pra Cachorro

(An All Dogs Christmas Carol). EUA, 1998. Direção de Paul Sabella.

Fantasia que adapta o Conto de Natal de Charles Dickens, 'interpretado' pelos personagens de Todos os Cães Merecem o Céu. Nada muito especial no terceiro programa que a emissora exibe engatilhado, sem dar o horário. Reprise, colorido, 73 min.

Titio Noel

23 H NO SBT

(Fred Claus). EUA, 2007. Direção de David Dobkin, com Vince Vaughn, Paul Giamatti, Miranda Richardson, John Michael Higgins.

O irmão encrenqueiro de Papai Noel sai da cadeia e resolve se emendar. Ele parte para o Polo Norte, disposto a ajudar a fazer e distribuir brinquedos. Os atores são muito bons, o filme é médio. Reprise, colorido, 116 min.

Theatro Municipal - 100 Anos de Arte

23H45 NA CULTURA

Brasil, 2011. Direção de Helio Goldsztejn e Ricardo Sêco

Documentário feito para comemorar o centenário do Teatro Municipal, conta a história da bela sala encravada no centrão de São Paulo. Reprise, colorido, 54 min.

O Amante

1H25 NA GLOBO

(The Other Man). EUA, Inglaterra, 2008. Direção de Richard Eyre, com Liam Neeson, Antonio Banderas, Laura Linney, Romola Garai, Craig Parkinson, Paterson Joseph.

Liam Neeson vive feliz com a mulher, Laura Linney. Mas ela desaparece, ele segue sua trilha e vai parar na Itália, onde Laura está vivendo com o amante, Antonio Banderas. O diretor Eyre ganhou o título de 'Sir' por sua carreira no teatro, cinema e na ópera. Como em Notas Sobre Um Escândalo, com Cate Blanchet e Judi Dench, ele aborda aqui desejos reprimidos e o que ocorre quando as pessoas dão vazão a suas fantasias mais íntimas. Reprise, colorido, 90 min.

TV Paga

Os Guerreiros Pilantras

2H25 NO TCM

(Kelly's Heroes). EUA, 1970. Direção de Brian G. Hutton, com Clint Eastwood, Telly Savalas, Donald Sutherland, Don Rickles, Carroll O'Connor, Perry Lopez.

Aventura de guerra que surgiu nas pegadas de Os Doze Condenados, de Robert Aldrich - com o qual compartilha alguns integrantes do elenco -, e O Desafio das Águias, do próprio diretor Hutton, com Clint e Richard Burton. A história trata de pelotão norte-americano que, na Europa, procura tesouro escondido por trás das linhas inimigas. Grande diversão e a cena em que os guerreiros pilantras enfrentam os nazistas à maneira de um duelo de spaghetti western é um regalo. Pena que o diretor Hutton tenha perdido o rumo. Era muito talentoso. Reprise, colorido, 144 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.