Aceitar a complexidade

Mercúrio reingressa em Sagitário, Sol e Urano em quadratura; a Lua cresce em Touro.

Quiroga, O Estado de S.Paulo

18 de dezembro de 2010 | 00h00

A complexidade do momento atual da história de nossa humanidade precisa ser assumida, porque reflete com fidelidade a riqueza que está em jogo. Quem ousa afirmar que tudo é simples e que a realidade da civilização está sob domínio, ou é ingênuo ou mal intencionado. É melhor rejeitar sumariamente as soluções simplistas e aceitar os dilemas profundos e complexos com que devemos lidar na intimidade, porque é na base proposta por esses que compreenderemos nossa parte na infinita beleza cósmica. Os dilemas são próprios de quem faz uso do poder conferido pela liberdade, pois quem vive de certezas é animal, no mundo humano tudo deve ser decidido. Aceite seus dilemas e faça seu melhor para reconhecer a ação correta que você deve empreender.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Seu bem-estar e prosperidade não são bem vistos por aí, já que o mundo se encontra numa situação complicada e todos enxergam li-mitações pela frente. Seu bem-estar e prosperidade preci-sam ocultar-se por enquanto.

TOURO 21-4 a 20-5

Seus pontos de vista foram úteis durante muito tempo, o que criou uma inércia que dificulta a superação e transformação. Porém, é isso mesmo que precisa fazer, superar antigos conceitos e transformá-los em outros.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Dançar com a alma leve e alegre é raridade, mas condição eternamente disponível a todo ser huma-no. Aquilo que chamamos misteriosamente de espírito se manifesta através da alegria e não de outro sentimento.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Incertezas é tudo que você tem a respeito de como tratar os relacionamentos mais importantes da atualidade. Cultive as incertezas, porque elas representam a sua futura margem de manobra para decidir o que fazer.

LEÃO 22-7 a 22-8

Nada nem ninguém livrará você da responsabilidade de ser quem você verdadeiramente é. Você pode ocultar-se por trás de máscaras eficientes e aceitáveis, mas um dia acontecerá algo que revelará o seu verdadeiro Eu.

VIRGEM 23-8 a 22-9

As coisas mudam com velocidade extraordinária e, por isso, o futuro não pode ser analisado com os mesmos instrumentos que até aqui serviram a esse fim. Abra sua mente para as novas possibilidades, pois essas acontecerão.

LIBRA 23-9 a 22-10

É bom você enxergar o que desejaria realizar, o tipo de relacionamento que apreciaria experimentar. É bom também conferir o que distancia você dessa

experiência. Depois da percepção, o resto será destino.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Infinitos detalhes poderiam ser melhorados, ninguém duvida disso. Acontece apenas que as pessoas não se importam com esses detalhes, elas preferem usar o tempo para dedicar-se à preguiça. Assim a qualidade se perde.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Ninguém deve limitar seu direito de ir e vir ou de tomar as atitudes que livremente você decidir no íntimo. Porém, as pessoas terão total direito de reclamar seu você muda o rumo constantemente sem prévio aviso.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Tudo o que você desejar vai ser necessário realizar. Exatamente por isso, o mais importante é reconhecer os desejos e imaginar antecipadamente os resultados, para conferir se você quer continuar desejando-os.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

De olhos bem abertos observe a discordância entre a verdade e a mentira, mas ainda não se atreva a agir para resolver a diferença. O momento não seria oportuno e as suas atitudes se tornariam contraproducentes.

PEIXES 20-2 a 20-3

Veja, as coisas não são simples, mas isso não condena você ao tormento. Justamente porque os dilemas são complexos e profundos você precisa ser mais compassivo com seu coração, sem por isso fugir da responsabilidade.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.