Abutres, o desafio do falso lixão

Era a maior - única? - restrição que se fazia ao lixão de Avenida Brasil, na Globo - não havia abutres. Antecipando-se às críticas, o diretor de arte Tulé Peake, que criou o lixão cenográfico de Trash, tratou de assegurar-se de que houvesse as aves de rapina. A missão está sendo a mais difícil de todas - duas vezes ao dia, a produção despeja carniça no local. Os urubus, adestrados, vão lá, devoram os restos, ciscam um pouco e, ao descobrir o engodo, vão embora.

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

18 Setembro 2013 | 02h18

A história de Trash passa-se em boa parte no lixão habitado pelos meninos Rafael, Gardo e Gabriel, interpretados por Rickson Tevez, Eduardo Luís e Gabriel Weinstein. Os três acham a caderneta que Wagner Moura joga no lixo na cena inicial. Embarcam numa grande aventura. Segundo o autor, Andy Mulligan, seu livro é um thriller. Só como curiosidade, o repórter pergunta - ele está no set - se gosta de thrillers. Qual o melhor que viu, recentemente? "O melhor filme? Busca Implacável, com Liam Neeson. Mulligan vivia nas Filipinas e usou a topografia local, mesmo sem definir o país da ação. Poderia ser a Índia. Virou o Brasil na adaptação de Stephen Daldry.

A produção organiza para a reportagem o 'dump tour'. O lixão foi construído numa área de extração de saibro na Covanca, em Jacarepaguá, zona leste do Rio. Por segurança, o lixo fake foi selecionado a partir de milhares de metros cúbicos de material reciclável, comprados de uma cooperativa de catadores. Outro cenário é uma palafita, que Tulé Peake construiu no mesmo local, num lago artificial como o próprio lixão. "Ficou caro, mas tem a vantagem de concentrar tudo, evitando deslocamentos." A palafita, onde moram os garotos, será incendiada nos dias 27 e 28. Tulé, que fez a brilhante direção de arte de Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira supera-se.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.