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"Absolutely Fabulous" traz incorreção política de volta

Seriado inglês está de volta ainda mais provocativo e engraçado. Jennifer Saunders, a criadora, já fala em nova temporada e mais um longa-metragem

Por Agencia Estado
Atualização:

A onda de patriotismo e correção política nos Estados Unidos acaba de ganhar um contraponto de peso: a nova temporada do seriado inglês Absolutely Fabulous, que começou a ser exibida pelo canal por assinatura Comedy Central. O programa mais politicamente incorreto dos anos 90 tem versão atualizada, mas a mesma dose de crueldade e maus exemplos. O retorno é um sucesso: Jennifer Saunders, a criadora de AbFab, já fala sobre a produção de uma nova temporada e de um longa-metragem. Desenvolvido a partir de uma esquete do programa humorístico French & Saunders, da BBC, Absolutely Fabulous provocava gargalhadas por quebrar todas as regras dos politicamente corretos anos 90. Em meio às bebedeiras, Edina e Patsy aproveitavam para satirizar franceses e os povos do terceiro mundo, fazer apologia das drogas e incentivar todas as manias na filha de Edina, Saffron. Agora, numa época em que os Estados Unidos são dominados pelo bom-mocismo de Britney Spears, ´N Sync e companhia, AbFab fica ainda mais provocante. Como a nova temporada foi produzida em esquema de parceria com o americano Comedy Central, Saunders aproveitou para alfinetar também alguns costumes do país. No primeiro episódio, por exemplo, Patsy fica obcecada pelas injeções que acabam com as rugas. A amiga adolescente de Saffron também não é perdoada: ela mostra uma cicatriz gigantesca no pescoço, resultado de uma queimadura em seu rabo-de-cavalo, causada por Edina. Em um dos novos programas há até uma piada sobre a destruição das estátuas de Budas no Afeganistão promovidas pelo Taleban, que o Comedy Central ainda não sabe se manterá na versão para os Estados Unidos. De acordo com Saunders, o desafio da nova série é continuar sendo engraçada em uma época "em que mulheres com uma amizade forte e dizendo certas coisas viraram coisas do passado, tudo por conta do seriado Sexo e a Cidade". A roteirista até incluiu um trecho em que Patsy diz odiar Sexo e a Cidade. Para o público fashion, a graça está na atualização dos ícones da moda. A obsessão por Christian Lacroix (em si uma piada nos anos 90) é substituída por Edina coberta pela onipresente estampa xadrez da Burberry ou por conjuntos com estampas de logotipos, conceitos levados ao extremo nos últimos tempos. Um dos acertos da nova temporada de AbFab foi ter reunido todo o ótimo elenco original. Saunders e Joanna Lumley continuam tão integradas quanto antes, enquanto Joanna Sawalha (Saffron) e June Whitfield (a mãe) são ótimas atrizes de apoio. O destaque é Jane Horrocks, uma das boas surpresas do cinema inglês, que volta em papel duplo, como a estabanada secretária Bubbles e uma apresentadora de TV. A produção de uma nova temporada está nos planos de Saunders, mas vai depender do sucesso dos programas atuais. Ela diz também que pensa em fazer um longa-metragem da série. "Tenho muitas idéias que não entraram ainda nos programas, então talvez seja interessante levá-las para o cinema." Enquanto isso, AbFab, que já foi vendido para mais de 40 países, continua virando uma máquina de gerar dinheiro. A Saks Fifth Avenue, em parceria com a Vogue americana, dedicou à série o quinto andar de sua loja na Quinta Avenida, em Manhattan, e chamou o espaço de Fab on Five. O lugar tem os designs mais absurdos dos estilistas favoritos de Patsy e Edina (em manequins que parecem com as personagens), um "bar-manicure", uma área de "customização" de jeans e muito mais. Monitores de TV espalhados pelo andar mostram alguns dos momentos clássicos da série. A editora Hodder Headline também aproveita a nova fase da série para lançar um livro sobre o programa, reunindo fotos, anotações dos roteiros, entrevistas, piadas e monólogos de cada personagem. A transcrição dos roteiros das três primeiras temporadas também havia sido transformada em livros na Europa e nos Estados Unidos nos anos 90, assim a editora aposta que o livro pode se tornar o título de humor mais vendido na Inglaterra na época do Natal.

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