A Torre de Babel

A Lua Nova em Áries será Vazia das 16h24 até 19h56, horário de Brasília.

Quiroga, astro@o-quiroga.com, O Estado de S.Paulo

14 de abril de 2010 | 00h00

Nossa civilização, moderna e sofisticada, nada mais é do que a mítica Torre de Babel, o mundo artificial cuja pretensão é ser independente do céu em que acontece. Da forma com que organizamos nossos calendários até os hábitos alimentares e higiênicos, pouco se salva do artifício. Ainda que na melhor das hipóteses a artificialidade manifeste nosso espírito criativo, benefícios maiores promoveríamos se consagrássemos a criatividade à verdadeira fonte de onde essa surge, o céu infinito com seus mistérios e o plano inefável em andamento que confirma a existência do Altíssimo. A falta de hábitos verdadeiramente religiosos é um erro que pode ser sarado com facilidade, é só observar os períodos sagrados e fazer a devida penitência.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Uma mudança de orientação se faz necessária,

o que significa arrumar um novo repertório de atitudes perante os mesmos assuntos de sempre. A perseverança é boa, mas também é necessário criar um pouco de dinamismo.

TOURO 21-4 a 20-5

Guardar segredo é necessário de vez em quando. Porém, guardar segredo por tempo ilimitado amarra sua alma às situações que permanecem ocultas. Será isso tão necessário assim? A liberdade acena e chama.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Pessoas formalmente importantes são personagens sedutores aos quais sua alma quer se aproximar. Porém, essa aproximação teria interesses como fundamento, o que não seria uma aproximação de verdadeira amizade.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Agora é sua vez de avançar e por isso o pudor não deve dar as caras neste momento. Pelo contrário, você deve tomar atitudes atrevidas em nome do progresso que tanto buscou e que tanto tempo demorou a aparecer.

LEÃO 22-7 a 22-8

Você deseja ser uma pessoa realmente especial? Então faça diferente do que o normal, em vez de emitir quaisquer opiniões que vierem à cabeça, confira e estude bem o assunto antes de atrever-se a opinar.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Se as pessoas passam a vida consagradas a preservar suas conquistas, então nenhum outro progresso adviria e a civilização estagnaria o que, na prática, seria retrocesso. Alguma semelhança com a realidade?

LIBRA 23-9 a 22-10

As pessoas se dão ar de importância, mas poucas delas realmente valem o que dizem. Você conferirá o verdadeiro valor das pessoas por meio dos pequenos detalhes, das atitudes inadvertidas que tomam e o resultado dessas.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

De pequeno em pequeno passo se faz o grande caminho. Seria tolice pretender chegar lá no primeiro passo, o que na prática constituiria dar um passo maior do que a perna. Cada coisa em seu devido tempo.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Um novo passo pode ser dado hoje, o qual, agregado a todos os outros dados recentemente, constituirá um marco que vai dividir o passado entediante do futuro envolvente. Essa onda pode ser confirmada através do entusiasmo.

CAPRICÓRNIO 21-12 a 20-1

O momento é perfeito para concluir alguns assuntos e iniciar outros. Por isso, aproveite intensamente o dia, não viva como se o tempo sobrasse e houvesse outras oportunidades melhores à sua espera.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Eis uma ótima oportunidade para repensar tudo! Especialmente se dedique a repensar o que aparentemente seria seguro e não precisaria de maiores questionamentos. É nesse terreno seguro que mora o perigo.

PEIXES 20-2 a 20-3

É pertinente tentar pisar em terreno seguro para minimizar riscos. Porém, lá se vai com essa atitude a necessária aventura que revigoraria seu ânimo e infundiria maior vitalidade. Tudo é uma escolha, faça a sua.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.