A salvação nos pés de Pelé

Filme mistura esporte com aventura de guerra para falar de liberdade

LUIZ CARLOS MERTEN, O Estado de S.Paulo

18 de dezembro de 2011 | 03h08

Nem John Huston conseguiu vencer a maldição do futebol no cinema. Deve haver alguma, porque embora seja um esporte de massa favorito do público de todo o mundo, o futebol raramente inspirou bons, que dirá grandes filmes. Huston bem que tentou e Fuga para a Vitória, que agora sai pela Vintage, é a sua tentativa.

Sylvester Stallone, Michael Caine - e Pelé. O elenco, por si só, é atraente e justifica uma olhada. O filme mistura esporte com aventura de guerra. Lembram-se de Fugindo do Inferno, de John Sturges? Temos aqui outra história de prisioneiros de campo de concentração. Eles tentam fugir e o meio para isso é esse jogo que deve ocorrer num estádio em Paris, durante a ocupação da França pelas forças do Führer. Uma equipe de elite de jogadores nazistas enfrenta o time dos prisioneiros. A ideia é aproveitar o tumulto para fugir, mas chega o momento, durante o jogo, em que o grupo de prisioneiros prefere morrer no gramado a simplesmente desistir da vitória.

Nada mais hustoniano. Ao longo de sua carreira, o grande diretor fez filmes que, tratando de temas como dignidade e liberdade como direitos inalienáveis do homem, superpunham a esses uma outra obsessão de Huston. Se houve um diretor que sempre acreditou na validade do esforço, foi ele - mesmo quando as iniciativas de seus personagens pareciam voltadas ao fracasso.

É o que ocorre aqui e, na hora H, Pelé, o atleta do século, vai desempenhar seu papel. Huston nunca teve grande apreço por Fuga para a Vitória, mas adorava os atores e jogadores com quem teve a oportunidade de trabalhar. Mesmo não sendo realmente bom, o filme tem seus momentos. E o final tem um lance meio Rocky, Um Lutador. Claro, com Stallone.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.