A saga de um herói sem nome

Em seu artigo O western ou o cinema americano por excelência, o grande crítico francês André Bazin, fundador da revista Cahiers du Cinéma, empresta status de mito às aventuras no Velho Oeste. Dignifica o gênero e afirma que "o western nasce do encontro entre uma mitologia e um modo de expressão". A saga da conquista do Oeste já existia na literatura e no folclore antes do cinema. Mas é com o cinema que encontra sua forma exemplar e expressa à perfeição o mito formador da nação americana.

Luiz Zanin Oricchio, O Estado de S.Paulo

18 de agosto de 2010 | 00h00

O que diria Bazin do western spaghetti, essa paródia tão sedutora? Jamais saberemos. Bazin, que chamava o faroeste de a "nossa Odisseia", morreu em 1958, muito antes de Sergio Leone pensar nessa reciclagem de gênero, o seu grande ovo de Colombo. Antes, Leone havia dirigido épicos sobre os últimos dias de Pompeia e o Colosso de Rhodes, quando então decidiu transplantar seu estilo barroco para o gênero americano por excelência, nas palavras de Bazin.

Leone descobriu um ator coadjuvante em série de TV e o convidou para protagonista do homem sem nome de Por Um Punhado de Dólares: nascia Clint Eastwood. Leone não foi a Monument Valley, o templo de Ford, mas achou na região árida de Almeria, na Espanha, simulacro bastante aceitável da fronteira entre México e EUA. E o resto é história.

Tarantino. Um americano, alguém enraizado no mito fundador do seu país, se reconheceria no subgênero fundado por Leone? Nada mais duvidoso. Tarantino, já sabemos, é fã incondicional dos faroestes spaghetti. Aprendeu e deliciou-se com eles e os incorporou à sua estética.

Quentin adora misturas, faz parte de sua visão de mundo. Mas uma crítica importante como Pauline Kael não se impressiona tanto com um filme como Três Homens em Conflito, o predileto de Tarantino. Confessa que todo o paroxismo de Leone pode de fato impressionar. Conclui: "Esse western, passado na Guerra Civil Americana, mas rodado na Espanha, parece mais estrangeiro aos americanos que um filme italiano comum." Pode ser. E também pode se dar que justo a estranheza faça o encanto final deste e de outros filmes do gênero.

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