
02 de março de 2012 | 03h11
Só não sabe que a sua vida estaria prestes a mudar com a chegada de um grupo de clandestinos ao Havre. Os adultos são presos, um menino escapa e Marcel passa a protegê-lo - em especial do comissário Monet (Jean-Pierre Darroussin), que se empenha em capturá-lo com a obstinação de um Javert, o policial cruel de Os Miseráveis, de Victor Hugo.
A menção não é gratuita. Há algo de agradavelmente retrô em O Porto, como se vivesse fora do tempo. Há o clima da cidade portuária, com seus bistrôs de pescadores e trabalhadores do mar. Neles fuma-se e bebe-se à vontade, como um dia já se fez. Um desses bares tem o poético nome de Au Retour de La Mer. A própria cor do filme parece de outra época, com suas tonalidades medidas e expressivas, de película de 35 mm, sutilezas tonais de pintura abandonadas no vale-tudo digital de quase toda a produção contemporânea. São poucos os objetos em cena que identificam o contemporâneo. Vê-se um solitário celular na mão de um delator (vivido pelo ícone da nouvelle vague, Jean-Pierre Léaud). Há também, no meio do filme, o magnífico show de rock feito para angariar fundos, e protagonizado por Little Bob (Roberto Piazza), um roqueiro dos velhos tempos.
Enfim, tudo parece encantadoramente antigo, com exceção do fato principal, este de gritante modernidade - a questão dos imigrantes, premente nos países mais ricos, até que a Europa entrasse em crise econômica e passasse e se preocupar com problemas criados por ela mesma, deixando um pouco de lado bodes expiatórios vindos da África. É dessa fricção entre um modo de vida, digamos, vintage, e a áspera urgência da modernidade, que O Porto tira sua força. A maneira digna com que o povo pobre se protege e resolve seus problemas parece indicar a existência subterrânea de uma reserva inestimável de valor moral. Valor, claro, não contabilizado por Nicolas Sarkozy ou Angela Merkel.
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