A melhor versão para cinema é inédita no País

La Ciudad y los Perros é dirigido por Francisco Lombardi, que também adaptou o romance satírico Pantaleão e as Visitadoras

Maria do Rosário Caetano, O Estado de S.Paulo

08 de outubro de 2010 | 00h00

Vargas Llosa teve três de seus romances levados ao cinema: A Cidade e os Cachorros (matriz de La Ciudad y los Perros e de El Jaguar), Tia Julia e o Escrevinhador e Pantaleão e as Visitadoras.

Os dois títulos que alcançaram sucesso trazem a assinatura do cineasta peruano Francisco Lombardi. O primeiro, La Ciudad y Los Perros (inédito no Brasil), deixou Llosa tão motivado, que ele arregaçou as mangas e ajudou Lombardi a divulgar o filme no Peru e em festivais internacionais.

La Ciudad y los Perros se ambienta na Academia Militar de Lima, onde Llosa estudou. O romance foi traduzido no Brasil primeiro como Batismo de Fogo. Depois como A Cidade e os Cachorros.

A outra adaptação de Lombardi para romance de Llosa - Pantaleão e as Visitadoras - foi produzida em 2000 e fez imenso sucesso no Peru e na Espanha. No Brasil, além de relativo sucesso de público (perto de 100 mil espectadores), conquistou os principais troféus Kikito, no Festival de Gramado, e está disponível em DVD.

Llosa cedeu Tia Julia e o Escrevinhador para que fosse transformado em filme pelo americano Jon Amiel. O resultado, uma comédia intitulada Tune in Tomorrow (1990), não foi satisfatório.

Destino menos notável, ainda, teve uma recriação de La Ciudad y los Perros, produzida na antiga União Soviética, em 1986. A russa Elena Beliakova, tradutora e especialista na obra de Jorge Amado, explica que O Jaguar foi realizado em seu país, porque o diretor chileno, Sebastian Alarcon, lá estava exilado. "O filme promoveu várias modificações no romance de Vargas Llosa. Em vez de ambientar a trama numa academia militar, em Lima, o diretor preferiu transferir a ação para o Chile", acrescenta Elena Beliakova.

MARIA DO ROSÁRIO CAETANO É JORNALISTA E AUTORA DO LIVRO CINEASTAS LATINO-AMERICANOS

 

 

Veja também:

linkPersonagem pronto para o romance

linkUm escrevinhador esquecido por longo tempo

link Leia a mais recente entrevista de Mario Vargas Llosa ao 'Sabático'

som mais imagens ÁUDIO GALERIA: Ouça trechos da entrevista e veja fotos de Llosa 

link Leia repercussão entre escritores e políticos

lista Confira relação de obras do autor

lista Veja lista com todos os ganhadores do Nobel

link Editores falam de novo livro de Vargas Llosa em Frankfurt

link Presidente do Peru diz que Nobel é 'ato de justiça'

especial A trajetória de Mario Vargas Llosa

blog Daniel Piza: Llosa, enfim

link Memória: Um Nobel no Metrô de Londres

 

 

 

Tudo o que sabemos sobre:
Mario Vargas LlosaNobel

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.