A iniciação humana

Sol e Plutão em conjunção; a Lua que míngua será Vazia das 7h29 até 13h15, horário de verão de Brasília.

Oscar Quiroga, O Estado de S.Paulo

25 de dezembro de 2010 | 00h00

Certezas temos apenas em linhas gerais: nascemos, respiramos, alternamos as experiências em agradáveis e desagradáveis, nos apaixonamos por pessoas e ideias, nos colocamos no centro do Universo como se fôssemos a entidade mais importante, nos relacionamos e um dia deixaremos de respirar, não existiremos mais. Porém, em nenhuma dessas linhas gerais está escrito o que faremos com elas, porque isso faz parte das regras do jogo de ser humano. Como experimentaremos essas realidades não está escrito nelas, mas na maneira com que lidaremos no âmbito subjetivo de nossas intimidades com a liberdade de escolher. Nada nos livra desse árduo trabalho, é nisso que consiste a iniciação que nos transforma de animais em humanos.

ÁRIES 21-3 a 20-4

As questões mais difíceis são as que se solucionam da forma mais óbvia e simples. Por isso mesmo parece tão difícil superá-las, porque a tendência é a sua mente buscar soluções pelos caminhos árduos e complexos.

TOURO 21-4 a 20-5

A manifestação da verdade joga por terra muitos planos, mas serve para promover liberdade nos relacionamentos. O que as pessoas escolhem é o motivo que as torna humanas. Liberdade é o que as pessoas fazem com o que acontece.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Comunicar-se é o seu forte, mas num momento como o atual é necessário dar espaço para todas as pessoas se comunicarem. Por isso, fale o que tiver para dizer, mas permita que as outras pessoas se comuniquem também.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Tome atitudes autênticas, mas para isso você terá de fazer um reconhecimento profundo e sincero de suas motivações íntimas, principalmente dos sentimentos que norteiam os seus passos e atitudes. Faça isso.

LEÃO 22-7 a 22-8

As coisas acontecem ou é você que acontece? Quando você justifica seus atos porque as coisas aconteceram assim ou assado, assim oculta a possibilidade de assumir o domínio da situação e acaba se complicando mais.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Pensar positivo é muito importante, mas não cometa o equívoco de achar que só isso garantirá resultados. Pensar positivo é apenas o primeiro passo de um longo caminho onde a maior parte do tempo você deverá agir.

LIBRA 23-9 a 22-10

Ofereça alegria às pessoas com que tiver contato hoje, faça isso despreocupadamente e se desapegando do resultado da atitude, pois você deve contar que andam por aí almas que rejeitam qualquer perspectiva de melhora.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Chegará a hora em que você terá consciência suficiente para agradecer todas as demoras e problemas que atazanaram seu coração. Nessa hora você perceberá claramente que não poderia ter acontecido nada melhor.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Compartilhe seu melhor com as pessoas próximas, mas cuide para dar lugar a que elas se expressem também, pois se você ocupar todo o espaço, então ninguém enxergaria nessa atitude seu melhor, apenas a soberba.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Compreender tudo que acontece? Somente com o coração! Nenhum argumento lógico abrangeria a complexidade de tudo que está envolvido neste momento de sua vida. Decisões difíceis são superadas apenas com o coração.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Resista à tentação de se deixar contaminar com fofocas. As pessoas adoram falar das outras com a propriedade de quem pareceria conhecer melhor a alma alheia do que a própria. Resista a essa contaminação.

PEIXES 20-2 a 20-3

As frustrações do passado devem ficar no passado mesmo. Em vez de você tocar nessa ferida aberta todos os dias, permita-se descansar e olhar o futuro com esperança, superando frustrações e se dedicando às esperanças.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.