À espera de tradutor e de editora

A Feira do Livro de Abu Dabi convidou para esta edição cerca de 60 escritores - quase todos do mundo árabe e quase nenhum traduzido no Brasil. Uma lacuna a ser preenchida.

O Estado de S.Paulo

27 de abril de 2013 | 02h09

Até a última terça-feira, Saud Alsanousi era só um jovem jornalista vivendo no Kuwait e tentando ser escritor. Mas ele desbancou 132 autores de 15 países e ganhou o International Prize for Arabic Fiction, o equivalente ao Booker, com The Bamboo Stalk. Aos 31, tornou-se o mais novo escritor a vencer a premiação e virou celebridade em Abu Dabi.

Seu romance narra a busca de um garoto por sua identidade. José é filho de kuwaitiano rico e de doméstica filipina e acaba rejeitado pelo pai ao nascer. Cresce, então, no país da mãe e aos 18 empreende essa busca.

Por ora, só quem lê árabe tem acesso ao festejado livro - mas uma tradução em inglês deve sair logo. A contar pelo entusiasmo do presidente do júri pelo autor, este será só o começo de sua trajetória internacional. "Saud toca em alguns assuntos delicados de forma brilhante e sem melodrama. Há muito sentimento ali, mas não há sentimentalismo", disse Galal Amin.

Os temas a que se refere são imigração e racismo, mas essa é só a superfície do romance, sustenta Alsanousi. "Falo sobre a dor de um garoto, sobre cultura e identidade."

Outro convidado, Rawi Hage, libanês que emigrou para o Canadá, já foi traduzido para 20 idiomas. Carnival sairá em inglês - língua em que escreve - em junho. Ele conta que é um romance fragmentado mas coletivo, e caótico, como o carnaval.

O argelino Rachid Boudjedra, vencedor do Prêmio de Romance Árabe em 2010 com Les Figuiers de Barbarie, também merece destaque. Mas conhecê-lo é mais fácil. Seu Topografia Ideal Para Uma Agressão Caracterizada foi editado pela Estação Liberdade. / M.F.R.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.