Divulgação
Divulgação

'À Deriva' e 'Budapeste' disputam prêmio no Rio

Mais de cem filmes disputam no Rio o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

AE, Agência Estado

08 de junho de 2010 | 11h41

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será realizado esta noite, no Rio. São 27 categorias, nas quais concorrem filmes lançados comercialmente no ano passado. Mais de cem disputam, entre nacionais e estrangeiros. Os atores Murilo Rosa e Ingrid Guimarães serão os apresentadores.  

 

A realização é da Academia Brasileira de Cinema, entidade criada em 2002. O primeiro turno da votação foi realizado há três meses, quando foram escolhidos os cinco finalistas de cada categoria (filme adulto e infantil, direção, atriz, ator, maquiagem, efeito visual...). A segunda etapa se deu no fim de março.

O público vota pelo site www.academiabrasileiradecinema.com.br. Representado pelos quatro filhos, o ator e diretor Anselmo Duarte (1920-2009) será o homenageado especial da noite, e Alice Gonzaga, diretora da Cinédia, produtora fundada por seu pai, Adhemar Gonzaga, em 1930, o prêmio especial de preservação. As produções nacionais que mais receberam votos foram "Tempos de Paz", "À Deriva", "Se Eu Fosse Você 2", "A Mulher Invisível", "Besouro", "Budapeste" e "É Proibido Fumar". O prêmio vai ser transmitido pelo Canal Brasil a partir das 21 horas.

 

A atriz Dira Paes vai participar da cerimônia ao lado de artistas como José Padilha, José Wilker, Luana Piovani e Sandra Werneck, que vão entregar os troféus aos vencedores.

 

 As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
cinemapremiaçãoRio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.