A Bienal e a compra por impulso

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Por MARIAF.RODRIGUES@GRUPOESTADO.COM.BR
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MARIA FERNANDA RODRIGUESLIVRARIAReinventar é precisoAfonso Martin é a terceira geração de uma mesma família à frente da Supercap, desde 1965 atendendo os moradores da Lapa, em São Paulo. Como as outras independentes, a livraria tenta sobreviver a este tempo de megastores e e-commerce. A alternativa foi abrir uma segunda linha de negócios, a loja de livros digitais +ebooks. Por ora, estão à venda os 8 mil títulos do catálogo da distribuidora Xeriph, mas a ideia de Afonso é mais ampla.*Em vez de só vender o e-book, ele quer que sua loja virtual tenha o papel que acredita ser o das livrarias: o da difusão cultural. Assim, vai ter conteúdo como vídeo do autor falando de sua obra, textos críticos, reportagens, entre outros materiais. Mais para a frente, Afonso pretende transformar isso tudo num selo, que deve organizar cursos e excursões culturais.PSICANÁLISEFreud no bolsoA Interpretação dos Sonhos, um dos textos mais literários de Freud, ganha tradução direta do alemão por Renato Zwick e edição de bolso, em setembro, da L&PM, que já lançou outros dois títulos desde 2010, quando a obra dele entrou em domínio público. As notas são da psicanalista Tania Riviera. Até o fim do ano serão publicados Moisés e o Monoteísmo, Totem e Tabu e Psicologia das Massas e Análise do Eu. MISTÉRIOCrime resgatadoJames M. Cain, de O Destino Bate à Sua Porte, trabalhava na revisão do livro The Cocktail Waitress até pouco tempo antes de morrer, em 1977. Descoberto recentemente, ele será lançado em inglês em setembro. No Brasil, sairá pela Companhia das Letras.ROMANCE 1A volta da best-seller espanholaAutora de O Tempo Entre Costuras, a espanhola María Dueñas terá seu segundo romance lançado aqui em novembro pela Planeta. Misión Olvido (ainda sem título em português) chega às livrarias espanholas no fim do mês e acompanha a vida de Blanca, uma professora que se muda para a Califórnia num momento pessoal difícil. ROMANCE 2Decifra-me ou te devoroA aposta da Argumento, selo da Paz e Terra, para setembro é O Deus e o Imperador, do jovem autor britânico Sam Meekings. Na história, ambientada na China atual, que o autor conheceu durante os seis anos em que viveu lá, o deus da cozinha é desafiado pelo imperador de Jade a desvendar o coração humano. INTERNETColeção de nerdA Campus, que já garantiu os direitos de publicar Impatient Optimist: Bill Gates In His Own Words, conforme a coluna adiantou em maio, se prepara para lançar mais uma biografia de personalidades ligadas à informática: I, Steve Jobs: Steve Jobs In His Own Words, de George Beahm. *Já a Rocco vai publicar Tubes: A Journey to The Center of the Internet, de Andrew Blum. O autor explora o mapa físico da internet - da sala em Los Angeles, onde a internet brilhou pela primeira vez, passando pelos cabos que conectam Portugal e África, até os data centers construídos pela Microsoft, Google e Facebook no Pacífico. É a história do desenvolvimento e do funcionamento da rede. O sonho das editoras que participam da Bienal e batalham para que no final o investimento seja compensado é que o visitante vença a barreira dos estandes da linha de frente, enormes, e resista a seus livros superbaratos. É difícil concorrer, por exemplo, com a Ciranda Cultural. Numa área de quase um quarteirão da feira bem na frente da entrada principal, que poderia abrigar confortavelmente oito editoras, ela vende livros coloridíssimos a R$ 5 - alguns alunos ganham vales de R$ 10. Não muito distante dali, a Top Livros tem obras de editoras conhecidas pelo preço único de R$ 10. Em outro estande da mesma empresa, quatro títulos são vendidos por esses mesmos R$ 10. São livros antigos, mas não usados. O proprietário Marcelo Gonçalves conta que não está vendendo tão bem quanto em 2010, quando a situação do País era outra. Tampouco, tem prejuízo. O que vende ali e nas outras cerca de 120 feiras que faz por ano ele compra a preços muito baixos das editoras. São livros com mais de 3 anos de vida, que tiveram alguma mudança na edição ou só encalharam. Até ontem, Gonçalves já tinha vendido 22 mil exemplares. Ao ano, comercializa mais de 1 milhão de unidades, que virariam aparas caso esse negócio que ele começou há dez anos não tivesse vingado.

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