A arte da despreocupação

A Lua será Vazia das 16h42 até as 18h05, horário de Brasília

Oscar Quiroga, oscar.quiroga@estadao.com.br, O Estado de S.Paulo

03 de setembro de 2011 | 00h00

Basta a cada dia seu próprio mal, nossa humanidade não é obrigada a acumular preocupações. Pitágoras afirmava aos seus discípulos que eles nunca deveriam ir dormir sem solucionar os assuntos que tivessem surgido durante o dia. Em muitos casos isso não seria condizente com a realidade, há temas que demoram muito tempo para encontrar a solução. Porém, o significado da afirmação consistia e ainda consiste em ser desnecessário e contraproducente irmos dormir todos os dias carregando em nossos ventres subjetivos as angústias e preocupações que os males cotidianos evocam em nossas consciências. A arte da despreocupação é um exercício importante que tem em cada período de Lua Vazia o tempo mais propício para sua execução. Você se preocupa porque você quer e se você quiser você pode se despreocupar também.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Quanto maiores e mais sofisticados forem os interesses materiais envolvidos, mais distante sua alma ficará de estabelecer relacionamentos verdadeiros, que se baseiem em real confiança e colaboração mútua.

TOURO 21-4 a 20-5

No meio de um mundo, que derrete sem ter mostrado ainda sua nova cara, é mais difícil do que em qualquer outro tempo responder afirmativamente ao espírito empreendedor. Porém, esse prevalecerá, como sempre.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

O panorama com que você lida agora e que considera o definitivo é temporário. Isso não deve servir para você desanimar, mas pelo contrário, para exultar o entusiasmo que sobrevém ao encarar novas aventuras.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Pequenos detalhes fazem a diferença, especialmente se você tirar desses as conclusões que permitam julgar com propriedade os relacionamentos mais importantes. São os pequenos detalhes que fazem a diferença.

LEÃO 22-7 a 22-8

Tudo que nossa humanidade inventou começou num sonho que parecia impossível realizar. Por isso, reconheça que é na qualidade dos sonhos que você sonha que reside o futuro benéfico ou maléfico que você consiga realizar.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Considere seriamente a perspectiva de se renovar da forma mais radical possível, pois isso dará a você a verdadeira vantagem que de outra forma seria mera maquiagem. O mundo do futuro não tem raízes no atual.

LIBRA 23-9 a 22-10

Faça amizade com a solidão, porque nos próximos tempos será ela e somente ela a sua melhor conselheira. Continue sociável, como é digno de seu signo, mas na hora de tentar entender algo profundo, aconselhe-se com a solidão.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

A vida humana se desenvolve através de uma teia de relacionamentos complexos, dentre os quais os mais sofisticados de todos são os que acontecem entre as pessoas. O que circula nessa teia define tudo.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Tudo deve ser planejado e as estratégias precisam ser elaboradas minuciosamente. Porém, nada disso deve fechar a sua mente às misteriosas coincidências, porque é através delas que, afinal, tudo dará certo.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

A realidade se ocupará, como sempre, de fornecer material para você rever os seus conceitos e pontos de vista. Porém, ficará a cargo de sua boa vontade empreender essa viagem que transformará sua vida para sempre.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Aquilo que parecia perdido será recuperado. Assim, as confusões que até agora eram vistas como castigos divinos se mostrarão providenciais, porque sempre evitarão que você se precipite no caminho errado.

PEIXES 20-2 a 20-3

Está chegando a hora em que as confusões que até aqui tornaram você vítima se transformarão na força que favorecerá sua redenção. Isso se você não tiver se agarrado tanto à pose de vítima que não consiga mais superá-la.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.