Sony Pictures
Sony Pictures

Vietnã proíbe filme 'Uncharted' por cena com mapa controverso

Longa expõe reivindicações da China sobre águas disputadas, às quais o governo vietnamita também tem pretensões

AFP, Agência

13 de março de 2022 | 11h26

O Vietnã proibiu um novo filme de Hollywood estrelado por Tom Holland por cenas mostrando uma mapa com a reivindicação da China ao Mar da China Meridional, informou a mídia estatal neste sábado, 12.

O filme de ação e aventura Uncharted mostra uma cena com a chamada "linha de nove traços", que expõe as amplas reivindicações da China sobre as águas disputadas, onde Hanói também tem suas pretensões.

O longa-metragem da Sony, estrelado por Mark Walhberg, Antonio Banderas e Holland, deveria ter sido lançado em 18 de março.

"Durante a revisão do filme, o Conselho Nacional de Avaliação e Classificação descobriu que a imagem da 'linha de nove traços' apareceu no filme", disse o diretor do Departamento de Cinema do Vietnã, Vi Kien Thanh, em resposta à mídia estatal.

"Portanto, a projeção deste filme será proibida", alertou. 

Na página oficial do filme no Facebook, usuários vietnamitas deixaram comentários criticando o mapa. "Hoang Sa Truong Sa pertence ao Vietnã!", dizia um internauta, referindo-se às disputadas das ilhas Parcel e Spratly.

Além disso, esta questão tem causado muita controvérsia no mundo do cinema.

Em 2018 na comédia romântica Crazy Rich Asians, uma cena mostrando uma bolsa de grife com um mapa-múndi mostrando as disputadas ilhas do Mar da China Meridional, controladas pela China, foi cortada no Vietnã.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.