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Vida de Pagu chega às telas

Por Agencia Estado
Atualização:

Pagu: Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo, é um videodocumentário dirigido por Rudá de Andrade (filho de Pagu e Oswald de Andrade) e Marcelo Tassara, que será lançado no dia 25, às 20 horas, no Museu da Imagem e do Som (MIS). A obra é uma adaptação do livro homônimo da psicóloga Lúcia Maria Teixeira Furlani, publicado em 1989. O evento lembra os 91 anos que Pagu faria este mês. São 21 minutos que remetem aos tempos apaixonantes e conturbados que viveu. Os diretores afirmam terem sido fiéis ao livro: "embora tenhamos trazido para o vídeo imagens inéditas dos desenhos do Álbum de Croquis da Pagu e de Federico García Lorca, mostramo-nos fiéis à obra de Lúcia, tanto em seu aspecto literário quanto iconográfico" , explica Rudá. Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, teve uma intensa participação na cultura e na política brasileiras. Jornalista, escritora, musa do modernismo em sua fase mais revolucionária, a antropofagia, foi mulher de Oswald de Andrade e Geraldo Ferraz. Sempre engajada aos ideais libertários, ela foi a primeira mulher brasileira a ser presa por participar da luta revolucionária. Militou nos partidos Comunista e Socialista, chegando inclusive a candidatar-se à deputada estadual. Escreveu em diversos jornais, como crítica literária, teatral e até mesmo de televisão. Nascida em São João da Boa Vista, em 9 de junho de 1910, Pagu faleceu em Santos, no dia 12 de dezembro de 1962. Pagu: Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo - Ficha técnica: texto e narração: Lúcia Maria Teixeira Furlani; produção executiva: Rudá de Andrade; Edição: Eduvaldo Mathias de Oliveira; assistente de produção: Rudá Kocubej de Andrade; consultoria: Gilson de Melo Barros; fotografias: Araquém Alcântara; produção: Unisanta (Universidade Santa Cecília - Santos); áudio: Carlos Andrade, Paulo Andrade e José Carlos dos Santos; técnica: Emerson Nizzolli e José Carlos dos Santos. Lançamento nacional: Dia 25 de junho, às 20 horas, no Auditório do MIS (174 lugares). Av. Europa, 158. Entrada franca

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