Paramount
Paramount

Veja lista de filmes que tratam de violência sexual contra mulheres, a exemplo de ‘Bela Vingança’

Longas renderam grandes trabalhos para Jodie Foster e Meg Ryan

Luis Carlos Merten, Especial para o Estadão

10 de maio de 2021 | 15h00

Vencedor do Oscar de roteiro original, Bela Vingança, de Emerald Fennel, vem sendo saudado pela crítica e por analistas como um saudável contraponto a várias representações e abordagens problemáticas do tema da violência sexual. É um tema forte.

Desde À Procura de Mr. Goodbar, de Richard Brooks, de 1977,  mulheres liberadas, em busca de parceiros sexuais, têm sido o flagelo da família norte-americana. Veja uma lista dos principais longas.

 

 

À Procura de Mr. Goodbar, de Richard Brooks, de 1977 

Diane Keaton faz dedicada professora que caça parceiros sexuais nos bares da noite. Encontra morte violenta. Diane recebeu o Oscar naquele ano por Annie Hall, de Woody Allen. Poderia ter vencido pelo longa de Brooks. Adaptado do best-seller de Judith Rossner, um filme ousado para a época. 

Assista ao trailer:

 

 

 

Atração Fatal, de Adrian Lyne, de 1987 

Anne Archer pega em armas em defesa do lar, contra Glenn Close, que passou uma noite com Michael Douglas e agora quer que ele abandone a família. O filme virou fenômeno social, desencadeando discussões dobre adultério. Glenn disse que nunca mais encontrou homens que não tivessem medo dela. 

Assista ao trailer:

 

 

 

Acusados, de Jonathan Kaplan, de 1988 

Jodie Foster, com aquela sainha curta (e apertada), joga bilhar com os caras. Excitados, eles a estupram. O caso vai a julgamento. A tese da defesa é que a vítima é a culpada. A advogada Kelly McGillis consegue reverter o caso. Feminismo, 1 a 0. O primeiro Oscar de melhor atriz para Jodie. 

Assista ao trailer:

 

 

 

Em Carne Viva, de Jane Campion, de 2003 

Meg Ryan frequenta os bares da noite, mas sem deixar de ser romântica, à procura do homem ideal. Ela testemunha uma felação, sem identificar os protagonistas do ato. Só vê as unhas pintadas de azul da mulher. Aparece em sua casa o policial Mark Ruffalo, que investiga o assassinato de uma mulher de unhas azuis. Meg embarca numa fantasia erótica, mas, cuidado, ele pode ser o assassino. 

Assista ao trailer:

 

 

 

Valente, de Neil Jordan, de 2007 

Dessa vez, Jodie Foster resolve fazer justiça com as próprias mãos, caçando o homem que matou seu namorado e a violentou no Central Park. O que o policial Terrence Howard tem a ver com  isso?  Jordan é ótimo quando trabalha com climas e personagens perturbadores.

Assista ao trailer: 

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.