Divulgação
Divulgação

Único Oscar de Orson Welles por 'Cidadão Kane' vai a leilão

Filme que foi indicado em 9 categorias levou o prêmio de melhor roteiro

JILL SERJEANT, REUTERS

12 de dezembro de 2011 | 20h54

O Oscar de melhor roteiro dado a Orson Welles em 1942 por Cidadão Kane voltará a ser leiloado no dia 20, aproveitando a atual onda de entusiasmo dos colecionadores por objetos históricos de Hollywood.

A casa de leilões Nate D. Sanders, de Los Angeles, disse que o troféu, embora desgastado pela idade, poderá alcançar entre 600 mil e 1 milhão de dólares. Na última vez em que esse Oscar foi leiloado, o que aconteceu em 2007 em Nova York, ele não alcançou o preço mínimo, que não foi revelado. A expectativa era de que fosse vendido por 1 milhão de dólares.

Agora, o atual proprietário - que permanece anônimo - e os leiloeiros acham que o momento é mais propício para objetos desse tipo. Em junho, o vestido usado por Marilyn Monroe na famosa cena de O Pecado Mora ao Lado foi arrematado por 4,6 milhões de dólares, e meses antes a jaqueta de couro vermelha e preta que Michael Jackson vestiu no clipe Thriller saiu por 1,8 milhão de dólares.

Sam Heller, porta-voz da Nate D. Sanders, disse que os lances por objetos alusivos a Hollywood costumam vir de lugares tão distantes quanto China, Japão e Oriente Médio.

Embora apareça em muitas listas como o melhor filme da história, Cidadão Kane, que marcou a estreia de Welles no cinema, conquistou apenas o Oscar de roteiro.

Tudo o que sabemos sobre:
FILMEOSCARKANE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.