Termo Brokeback é o fenômeno cultural do ano

O filme O Segredo de Brokeback Mountain, o favorito do Oscar 2006, com oito indicações, conta com um novo título em sua lista de prêmios, agora que o grupo Global Language Monitor incluiu o nome desta montanha como o termo mais popular deste ano em Hollywood. A organização sem fins lucrativos encarregada de registrar as novidades na linguagem midiática batizou o termo "Brokeback" como o fenômeno cultural do ano.Embora sua tradução literal seja outra, o termo "Brokeback" se identifica com a história de amor entre dois vaqueiros que conta o filme. Como ressalta Paul J. Payack, à frente da associação, a busca no Google pela palavra "Brokeback" atinge mais de 38 milhões de referências.No entanto, o filme favorito nesta edição do Oscar foi visto por apenas 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos. "Não há dúvida de que a máquina dos sonhos de Hollywood tem um profundo efeito no uso global do inglês", assegura Payack."Brokeback" se impôs sobre outras populares palavras do ano nascidas em Hollywood como o termo "Brangelina", utilizado para falar do romance entre os atores de Hollywood Brad Pitt e Angelina Jolie.Em terceiro lugar está a palavra "petronia", termo do filme Syriana - A indústria do petróleo , que significa um medo irracional ao colapso da indústria do petróleo e a consqüente crise econômica."Tuxedo" é o quarto termo mais popular do ano procedente de Hollywood, palavra que se traduz como "fraque", mas que no jargão desta indústria faz referência ao ar formal dos pingüins protagonistas de A Marcha dos Pingüins.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.