
17 de março de 2011 | 14h07
O filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi premiado pelo Anual First Light Awards na última terça-feira, 15, na Inglaterra, como melhor filme infantil da década.
O terceiro da saga de sete capítulos sobre as aventuras de um jovem bruxo - baseada na obra literária de J.K. Rowling - é dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón e foi escolhido por um público de crianças de 5 a 15 anos.
Veja também:
'Relíquias da Morte' é filme mais lucrativo de Harry Potter
Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Filmes de Harry Potter receberão prêmio especial britânico
A votação aconteceu em associação com a Bafta Kids, instituição que promove uma espécie de Oscar inglês. Esta premiação foi criada para comemorar os dez anos do First Lights Awards,conhecido por coroar jovens talentos do cinema.
Outros dez filmes, um de cada ano da década de 2000, concorreram. Entre eles os vencedores do Oscar de melhor animação Monstros S.A. (2002) e Up: Altas Aventuras (2010) e sucessos como Shrek (2001) e Os Incríveis (2005).
Clémence Posey, que interpreta Fleur Delacour na série, entregou o prêmio, que foi recebido por David Heyman. "Nós fizemos o filme para todas as idades, mas claramente grande parte do público é jovem e ser escolhido (por eles) é um privilégio", disse o produtor.
Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, o último filme da franquia, estreará nos cinemas no dia 15 de julho.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.