Temporada marca 40 anos de James Bond

A temporada que comemora os 40 anosde James Bond no cinema ganha força nas semanas que antecedem olançamento de Um Novo Dia Para Morrer. Dois livros já estãono mercado americano, ao lado de novos DVDs, modelos de carros,videogame, relógio e muito mais. O 20º filme da mais famosasérie cinematográfica também ganha a ajuda de novosdocumentários e uma exposição na Inglaterra. O espião não dásinais de que vá se aposentar tão cedo. A estréia na Inglaterra e nos Estados Unidos é naterceira semana de novembro, mas o novo filme ganhou força noúltimo mês com a estréia do novo clipe de Madonna para DieAnother Day e a inauguração da exposição Bond. James Bond,no Science Museum de Londres. A concorrida mostra reúne objetose imagens das quatro décadas de história do personagem -incluindo os carros Aston Martin e protótipos de traquitanas quenem chegaram a ser produzidas, tamanha a complicação. No fim de semana, a feira de carros BritishInternational Motor Show apresentou ao mercado os três modelosde carros celebrados em Um Novo Dia Para Morrer. O JaguarXKR, com motor V8 e 400 cavalos, vai poder ser adquirido porqualquer um disposto a gastar cerca de US$ 100 mil. Também estãosendo lançados na feira o novo Ford Thunderbird e o Aston MartinVanquish, incluídos na fita. A explosão do mercado de DVDs também impulsiona umrevival de 007. Para comemorar o aniversário de 40 anos dachegada do personagem de Ian Flemming ao cinema, a MGM lança umacaixa especial com uma seleção de títulos, misturando o primeiroda série, 007 Contra o Dr. No, com filmes mais novos, como007 Contra Gondeneye e O Amanhã Nunca Morre. Para cadaum dos 20 filmes que devem ser lançados no formato nos próximostempos, foram produzidos documentários individuais, comentrevistas e informações inéditas. O mesmo material, produzido por John Cork e BruceScivally, foi compilado no livro James Bond - The Legacy,que promete explorar de maneira única o fenômeno, analisando osfilmes, a moda, as histórias, os personagens, a música, etc. Osmais fanáticos pela estética associada ao agente nas últimasdécadas pode preferir outro lançamento: James Bond MoviePosters, de Tony Nourmand, que reúne todos os pôsteres criadospara os diferentes países no lançamento de cada um dos filmes -e comentários com informações pertinentes. Os fãs mais jovens ganham um novo videogame,Nightfire, que deve chegar às lojas nos próximos dias. Ojogo, que vai estar disponível em praticamente todas asdiferentes plataformas de games, promete ir além dos lançamentosanteriores (Racing, Agent Under Fire, O Amanhã NuncaMorre e O Mundo Não É Suficiente) com cenários maiselaborados e ação nunca vista.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.