Sonic, o ouriço dos consoles, passa de fase e chega ao cinema com Jim Carrey

'Sonic, O Filme' estreia nos cinema e retoma a história de um dos jogos de videogame mais vendidos no mundo; veja o trailer

PUBLICIDADE

Por Javier Romualdo
Atualização:

Sonic, o ouriço azul ultrarrápido que dominou os consoles de videogame nos anos 90, uniu forças com outro ícone do cinema daquela época, o divertido Jim Carrey, para estrelar um filme que atualiza seu universo mítico até 2020: Sonic, O Filme.

O longa estreia nesta semana e unirá aqueles que jogaram o videogame da Sega quando criança aos pequenos dos dias de hoje, em uma história na qual o ouriço chega à Terra, se sente sozinho e, embora nem tudo seja assim tão ruim, busca companhia, enquanto o vilão Dr. Robotnik (Carrey) tenta impedi-lo.

'Sonic, O Filme' estreia nos cinemas brasileiros Foto: Paramount Pictures/Sega of America via AP

PUBLICIDADE

“Todo personagem tem que ter uma origem, mas, no caso do Robotnik, acho que não há resposta para essa pergunta no videogame, então tive que começar a procurá-la”, explicou Jim Carrey em entrevista coletiva sobre seu personagem, conhecido nos jogos como Robotnik e também como Doutor Eggman.

Em Los Angeles, nos eventos anteriores à estreia, os mais velhos pareciam estar curtindo tanto quanto os mais novos, uma vez que Sonic é um dos jogos mais vendidos da história, cruzando gerações desde sua primeira versão, lançada em 1991, até hoje, três décadas depois.

Jim Carrey faz o papel do Dr. Robotnik em 'Sonic, O Filme' Foto: Paramount Pictures/Sega of America via AP

Além disso, para o filme, eles recuperaram o principal antagonista do ouriço azul, que depois de aparecer em quadrinhos e livros, chega ao cinema encarnado pelo expressivo e imprevisível Carrey (O Máskara e Todo-Poderoso).

“Obviamente, meu personagem não era amado, pelo menos não no bom sentido ou da maneira que precisava, então ele quer castigar o mundo por isso”, descreveu o ator.

Em Sonic: O Filme, a cidade de São Francisco é o cenário onde ocorrem perseguições a mil por hora, velocidade alcançada pelo ouriço, e onde surgem todos os tipos de encontros e desencontros.

Publicidade

“Tom Wachowski, o xerife da cidade de Green Hills, viajará a São Francisco para ajudar Sonic, um ouriço azul que corre em velocidade supersônica, em sua batalha contra o malvado Dr. Robotnik e seus aliados”, explica a sinopse.

No papel de Wachowski está James Marsden (Superman - O Retorno), que, ao contrário de Carrey, disse que era jogador de videogame e se emocionou por fazer parte do filme. Ben Schwartz, a voz de Sonic na versão em inglês, também gostava de jogar: “Quando descobri que faria a voz dele, foi um grande desafio, porque joguei esse jogo por muito tempo e adorava”, disse o dublador, que deixou de manejar os controles do jogo para dar vida ao ouriço.

No elenco de 'Sonic, O Filme', James Marsden era fã do jogo de videogame Foto: Paramount Pictures/Sega of America via AP

Na versão espanhola e latino-americana, Sonic: O Filme traz a voz do famoso youtuber Luisito Comunica. “O que eu mais gosto é dessa mensagem tão bonita que nos diz que a coisa mais valiosa é aquilo para que às vezes nem damos importância. Sonic tem superpoderes, mas não tem amigos, não tem amor. Temos a sorte de ter essas coisas, mas muitas vezes não damos o valor que elas têm”, disse ele em uma entrevista recente no México.

Talvez por causa da popularidade dos videogames, a estreia do filme foi acompanhada de muita expectativa, pois a equipe teve de redesenhar os personagens depois do lançamento do primeiro trailer, que desencadeou algumas críticas dos fãs pela aparência hiper-realista e atualizada do ouriço. Para a versão final, a Paramount adiou a estreia, cedeu e criou uma cópia fiel do personagem, de acordo com o universo dos videogames, com detalhes como este: o planeta de onde ele vem é exatamente o mesmo, mas com caminhos para correr que dão voltas de 360 graus, assim como 2020 exige. / Tradução de Renato Prelorentzou 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.