'Snowden' e o nacional 'Pequeno Segredo' estão entre as estreias da semana

Tem ainda longa de Nate Parker, 'O Nascimento de Uma Nação' e o disaster movie 'Horizonte Profundo'; veja os trailers

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

10 de novembro de 2016 | 16h34

Muitas estreias nesta quinta, 10. O destaque fica por conta do indicado brasileiro para o Oscar, Pequeno Segredo, que tanta discussão tem provocado. Mas tem também o novo Oliver Stone, sempre crítico da 'América', e o longa de Nate Parker, O Nascimento de Uma Nação, que segurou um debate muito forte sobre a voz do negro no cinema, durante a Mostra (procure no online). E há, ainda. Horizonte Profundo, disaster movie que vira história de sobreviverntes, muito bom no seu gênero.

Através da Sombra

Brasil/2016, 100 min. Suspense. Dir. Walter Lima Junior. Com Virginia Cavendish, Domingos Montagner, Ana Lúcia Torre.

Não é pouca prova de coragem o que fazem o diretor Lima Jr.e a atriz e produtora Virginia Cavendish. Seu filme transpõe para uma fazenda tradicional do ciclo cafeeiro a história de A Volta do Paraíso, de Henry James, que inspirou o clássico gótico Os Inocentes, de Jack Clayton, de 1961, que tem a fama de ser um dos grandes filmes fantásticos do cinema. Na trama, professora é chamada para cuidar de duas crianças, um casal de irmãos. Estranhas ocorrências levam-na a supor que estão possuídas. As cenas iniciais são realmente admiráveis, mas o restante... Vale destacar que, em 1970, Michael Winner fez, com Marlon Brando, Os Que Chegam com a Noite, contando o que pode ter ocorrido antes da chegada da professora, que, no filme de Clayton, era Deborah Kerr. Último filme do ator Domingos Montagner, e ele aparece pouco, embora seja participação decisiva. 12 anos.

Bourbon Itaú Pompéia, Frei Caneca Itaú, Jardim Sul, Reserva Cultural, Santana Parque.

Horizonte Profundo - Desastre no Golfo

Deepwater Horizon, EUA/2016, 107 min. Drama. Dir. Peter Berg. Com Mark Wahlberg, Dylan O'Brien, Kate Hudson.

O trailer promete um filme de desastre com Mark Wahlberg na pele de herói de ação, mas não é bem isso que o diretor Berg entrega. O filme é bem crítico sobre as grandes corporações que só pensam em custos e lucros, dando pouca importância ao humano. A consequência é que, por falta de segurança, uma plataforma explode no mar, matando 11 operários e espalhando petróleo pelo oceano. Vira uma histórias de sobreviventes. Muyito bom no seu gênero. 12 anos.

DUBLADO: Anália Franco, Boulevard Tatuapé, Bourbon - Espaço Itaú Pompéia, Center Norte, Central Plaza, Interlagos, Interlar Aricanduva, Jardim Sul, Mais Shopping Largo 13, Marabá, Metrô Itaquera, Metrô Tatuapé, Metrô Tucuruvi, Penha, Plaza Sul, Raposo Shopping, Santana Parque, Shopping D, SP Market, Tietê Plaza. LEGENDADO: Anália Franco, Boulevard Tatuapé, Bourbon - Espaço Itaú Pompéia, Center Norte, Cidade Jardim, Cidade São Paulo, Eldorado, Iguatemi, Jardim Sul, JK Iguatemi, Kinoplex Itaim, Kinoplex Vila Olímpia, Market Place, Metrô Santa Cruz, Mooca Plaza, Pátio Higienópolis, Pátio Paulista, Santana Parque, Villa Lobos.

O Ignorante

Le Cancre, França/2016, 116 min. Drama. Dir. Paul Vecchiali. Com Paul Vecchiali, Pascal Cervo, Catherine Deneuve, Mathieu Amalric. 

Conflitos familiares levam filho a procurar antigo amor, para se fortalecer nas disputas com o pai. O diretor Vecchiali é considerado um grandes marginais do cinema francês, e objeto de verdasdeiro culto pela cionefilia. Mas esse filme, apesar dos astros e estrelas (Deneuve, Amalric) - ou será por eles? - não é dos seus melhores. 16 anos.

Caixa Belas Artes, Espaço Itaú Augusta.

Invasão de Privacidade

I.T, Irlanda-França-Dinamarca/2016, 95 min. Suspense. Dir. John Moore. Pierce Brosnan, Stefanie Scott, Michael Nyqvist.

Há 23 anos, Philip Noyce fez um filme chamado Silver, que teve no Brasil exatamente o mesmo título deste, com Sharon Stone. No novo Invasão de Privacidade, que não é um remake, empresário bem-sucedido descobre que foi envolvido num jogo virtual que pode destruir tudo o que alcançou na vida. Pode ser mera coincidência, mas esse mundo virtual é o mesmo que Oliver Stone aborda em Snowden, Herói ou Traidor?, que também estreia nesta quinta, 10. 12 anos.

DUBLADO: Anália Franco, Center Norte, Central Plaza, Interlagos, Interlar Aricanduva, Jardim Sul, Mais Shopping Largo 13, Marabá, Metrô Itaquera, Metrô Santa Cruz, Metrô Tatuapé, Santana Parque, Shopping D, SP Market, Tietê Plaza. LEGENDADO: Anália Franco, Bourbon - Espaço Itaú Pompéia, Eldorado, Frei Caneca - Espaço Itaú, Jardim Sul, Market Place, Metrô Santa Cruz, Santana Parque, Villa Lobos.

Much Loved

Marrocos-França/2016, 103 min. Drama. Dir. Nabil Ayouch. Com Loubna Abidar, Asmaa Lazrak.

As vidas de quatro Brunas Surfistinhas marroquinas. O espectador brasileiro que vir o filme atraído por sexo e palavrão vai encontrar o que procura, mas não faz ideia da revolução que o diretor Ayouch provocou no Marrocos. As autoridades religiosas fizeram campanha contra, as atrizes foram ameaçadas de morte, um horror. 14 anos.

Frei Caneca - Espaço Itaú, Reserva Cultural.

O Nascimento de uma Nação

The Birth of a Nation, EUA/2016, 110 min. Drama. Dir. Nate Parker. Com Nate Parker, ArmieHammer, Mark Boone Junior.

Outro filme muito polêmico, naseado na figura do 'ol' prophet Nat', escravo que liderou uma revolta de negros na Virginia, em 1831, e entrou para a história como monstro sanguinário. Essa é a versão oficial que interessava à supremacia branca. O diretor e roteirista Nate Parker, que também faz o papel, tenta humanizar a figura de Nat Turner. Muita gente acusa o filme de fundamentalismo. Diz que o diretor é radical, barulhento, não está interessado em diálogo. Não é bem assim. E, de qualquer maneira, é raro que o cinemão dê voz ao negro com essa intensidade. Só por isso já vale ver. 14 anos.

Bristol, Espaço Augusta, Iguatemi, JK Iguatemi.

Pequeno Segredo

Brasil-Nova Zelândia/2016, 108 min. Drama. Dir. David Schürmann. Com Júlia Lemmertz, Marcello Antony, Maria Flor.

O polêmico indicado brasileiro para concorrer a uma vaga no Oscar. Havia outro candidato que agradava mais à crítica, mas a comissão preferiu esse, alimentando a ideia do complô - o outro, Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, deixou de ser interessante porque a equipe protestou em Cannes contra o processo (golpista) de impeachment da presidente Dilma Roussef. O segredo do título - de Polichinelo, todo mundo já sabe qual é - envolve a menina adotada pela família Schürmann e que acompanha os pais e irmãos de barco pelo mundo. A história já foi contada como livro, pela mãe, e agora filme, pelo irmão. David acredita nas possibilidades de seu filme no Oscar. Mesmo que seja indicado (e vença), Aquarius será sempre melhor. Mas não é, decididamente, o pior filme do mundo, como andaram dizendo na época da indicação. Essa ideia de que o Oscar gosta de sentimentalismo está na cabeça de algumas pessoas. Não tem tido correspondência nas escolhas do prêmio da Academia, e menos ainda na categoria de filme estrangeiro. Mas, enfim, é o representante do Brasil e você, com certeza, vai querer ver. Convenhamos - se der certo, a comissão de seleção se cobrirá de glória. 10 anos.

Anália Franco, Boulevard Tatuapé, Bourbon - Espaço Itaú Pompeia, Bristol, Central Plaza, Caixa Belas Artes, Cidade Jardim, Cidade São Paulo, Cinearte, Eldorado, Frei Caneca - Espaço Itaú, Iguatemi, Jardim Sul, JK Iguatemi, Kinoplex Itaim, Kinoplex Vila Olímpia, Lar Center, Mais Shopping Largo 13, Market Place, Metrô Itaquera, Metrô Santa Cruz, Metrô Tucuruvi, Mooca Plaza, Pátio Higienópolis, Pátio Paulista, Raposo Shopping, Reserva Cultural, Shopping D, SP Market, Spcine Olido, Splendor Paulista, Tietê Plaza, Villa Lobos.

O Plano de Maggie

Maggie's Plan, EUA/2016, 98 min. Drama. Dir. Rebecca Miller. Com Greta Gerwig, Ethan Hawke, Julianne Moore.

Elenco ótimo, diretora talentosa. Tudo soma e a história, também. Maggie vive atrás do homem de sua vida. Encontra um que parece o cara, mas se decepciona. Seu plano é devolvê-lo para a mulher, de quem ele se separou. 16 anos.

Bristol, Caixa Belas Artes, Cinearte, Cinesala, Reserva Cultural.

Quando o Dia Chegar

Der Kommer en Dag, Dinamarca/2016, 110 min. Drama. Dir. Jesper W. Nielsen. Com Ahmed AlRokh, Hiba Attalah, Kais Attalah.

Baseado num rumoroso caso que repercutiu muito na Dinamarca, o filme conta a história de dois irmãos que são decionados para um centro de apoio e adoção. O lugar, porém, é uma fábrica de abuso e tortura. Parece bem barra pesada, mas tem sido elogiado. 16 anos.

Caixa Belas Artes, Frei Caneca - Espaço Itaú.

Snowden - Herói ou Traidor

Snowden, Eua-Alemanha-França/2016, 135 min. Suspense. Dir. Oliver Stone. Com Joseph Gordon-Levitt, Melissa Leo.

Oliver Stone, sempre crítico das estruturas de poder da 'América', conta a história de Edward Snowden, o ex-agente da NSA, Agência Nacional de Segurança, que denunciou ao mundo programa de vigilância computadoriza dos EUA. A espionagem atingia todo mundo, desde cidadão comnu8ns e dirigentes estrangeiros como a ex-presidente Dilma, que chega a aparecer rapidamente. O filme é muito bem feito, no padrão de excelência de montagem do diretor. Em São Paulo, onde veio nesta semana para o lançamento, Stone não se furtou a dizer que houve, sim, golpe contra Dilma. E chegou a provocar - não sabe que outro nome se poderia dar às manipulações do Judiciário e do Congresso para puni-la por normas que sempre foram a praxe de governos anteriores. 12 anos.

Anália Franco, Bourbon - Espaço Itaú Pompeia, Bristol, Cidade Jardim, Eldorado, Frei Caneca - Espaço Itaú, Jardim Sul, JK Iguatemi, Kinoplex Itaim, Kinoplex Vila Olímpia, Metrô Santa Cruz, Mooca Plaza, Pátio Paulista.

 

Tudo o que sabemos sobre:
CinemaPrêmio Oscar

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.