PUBLICIDADE

Sindicato de atores de Hollywood ameaça expulsar Trump

Entidade oferece aos seus associados alguns benefícios como aposentadoria e acesso a determinados filmes antes de seu lançamento; membros abriram processo contra ele por suspeita de violação da Constituição

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

LOS ANGELES — O sindicato dos atores dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira, 19, que iniciou um processo disciplinar contra Donald Trump que pode levar à expulsão do presidente em fim de mandato, apresentador de longa data do famoso reality show O Aprendiz.

O sindicato SAG-AFTRA votou "esmagadoramente" a favor da abertura de um processo por violação da Constituição por Trump, ligado ao ataque ao Capitólio perpetrado por seus apoiadores em 6 de janeiro.

O sindicato dos atores de Hollywood abriu um processo que pode resultar na expulsão de Donald Trump da entidade Foto: SAUL LOEB / AFP

PUBLICIDADE

O comitê disciplinar do sindicato examinará o envolvimento do magnata republicano nesses eventos, que também é objeto de uma segunda acusação no Congresso por "incitamento à insurreição".

“Donald Trump atacou os valores que este sindicato tem entre os mais sagrados: democracia, verdade, respeito pelos nossos concidadãos de todas as raças e religiões e a sacrossanta liberdade de imprensa”, afirmou a presidente da SAG-AFTRA, Gabrielle Carteris, em comunicado.

O comitê disciplinar também estudará a "perigosa campanha de desinformação destinada a desacreditar e, em última instância, ameaçar a segurança dos jornalistas", orquestrada segundo o sindicato pelo presidente republicano.

Os 160 mil membros do SAG-AFTRA incluem atores, mas também um grande número de profissionais dos meios audiovisuais nas mais diversas áreas.

"Há uma ligação direta entre esse desrespeito deliberado pela verdade e os ataques perpetrados por seus apoiadores contra jornalistas", disse Carteris.

Publicidade

“Como sindicato, nosso papel mais importante é a proteção de nossos membros”, afirmou David White, diretor-executivo da organização.

Se condenado, Trump corre o risco de multa, suspensão e até expulsão do SAG-AFTRA, que geralmente oferece aos seus associados alguns benefícios como aposentadoria e acesso a determinados filmes antes de seu lançamento.

De acordo com a mídia especializada Deadline, Trump entrou no SAG-AFTRA em 1989. Além de seu papel em O Aprendiz desde 2004, Trump é conhecido na tela por uma cena no filme Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York, de 1992, além de participações especiais em Zoolander e nas séries Um Maluco no Pedaço e Sex and the City.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.