EricGaillard/Reuters
EricGaillard/Reuters

Seleção sob medida para Tim Burton, no Festival de Cannes

Ninguém duvida que a personalidade do presidente do júri determina as escolhas dos jurados em Cannes

12 de maio de 2010 | 06h00

Luiz Carlos Merten, enviado especial

 

CANNES - Desde que seu nome foi anunciado como presidente do júri na edição deste ano do maior evento de cinema do mundo, o diretor Tim Burton tem animado muita especulação entre cinéfilos. Em janeiro, Alice no País das Maravilhas ainda estava no forno. No lançamento, dividiu a crítica. A Alice de Tim Burton não é a do escritor Lewis Carroll, mas em compensação oferece uma bela súmula da criatividade do autor, que se reinventa. O imaginário de Burton tradicionalmente celebra personagens masculinos. Alice é sua primeira (jovem) mulher. Nota 10 para ela.

 

Mas a especulação diz respeito ao seguinte - que presidente do júri será Tim Burton? Ninguém duvida que a personalidade do presidente determina as escolhas do júri em Cannes. Quentin Tarantino, presidindo o júri, escolheu o documentário de Michael Moore Fahrenheit 11 de Setembro para tentar impedir a (re)eleição do presidente George W. Bush, mas o filme não era o melhor daquele ano. No ano passado, muita gente já cantava antecipadamente a vitória do favorito de Isabelle Huppert, que presidia o júri. Não deu outra - Michael Haneke, por A Fita Branca, levou o prêmio.

 

Quem será o favorito de Tim Burton? Olhando para a filmografia do diretor, pode-se reconhecer nela um gosto pelo insólito, pelo diferente, até pelo alternativo. A seleção parece sob medida para ele. Em 1994, Burton trouxe a Cannes Ed Wood, com Johnny Depp no papel do pior cineasta do mundo. Numa licença poética, Burton imaginou o encontro de Orson Welles, o gênio, com Wood, o equivocado. A identificação era completa. Falavam a mesma língua, o bem e o mal-amado. O diretor podia ser o pior, mas Ed Wood, o filme, era um canto de amor pelo cinema. Quem será o Ed Wood de Tim Burton em Cannes 2010? Quem será seu Orson Welles? Aguardemos a resposta, em 12 dias.

Tudo o que sabemos sobre:
Festival de Cannes

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.