Segurança é reforçada em estreia de 'Coringa' nos cinemas dos EUA

O temor de que o filme possa incentivar a violência dominou os debates antes do lançamento

PUBLICIDADE

Por Maria Caspani e Jill Serjeant
Atualização:

As polícias de algumas cidades dos Estados Unidos ficaram em alerta nesta quinta-feira para a estreia do filme Coringa nas salas de cinema, após semanas de notoriedade em torno do retrato perturbador de uma solitária vítima de bullying levantarem temores de que o filme possa incentivar violência.

Ator Joaquin Phoenix na pré-estreia de 'Coringa', no Festival de Cinema de Nova York. Foto: Brent N. Clarke/Invision/AP

PUBLICIDADE

Coringa, uma história original sobre o rival do Batman nos quadrinhos, conta com Joaquin Phoenix no papel principal. Críticos de cinema definiram a performance do ator como brilhante, mas aterrorizante, à medida que ele interpreta um pária mentalmente desequilibrado que involuntariamente encontra fama através de um ato de violência.

O personagem da DC Comics é associado a um ataque a tiros em massa em 2012 em uma sala de cinema em Aurora, no Colorado, durante exibição de outro filme do Batman, O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Famílias de algumas das vítimas expressaram preocupação com o novo filme e ele não será exibido nas salas de cinema da cidade.

Policiais com capacetes e rifles de assalto se posicionaram do lado de fora de uma exibição de Coringa no Festival de Cinema de Nova York na noite de quarta-feira, onde espectadores tiveram seus pertences vistoriados, segundo imagens.

As polícias de Nova York, Los Angeles e Chicago afirmaram em comunicados que, embora não tivessem percebido ameaças específicas, enviaram equipes adicionais ou estão monitorando cinemas onde o filme está sendo exibido.

O site Deadline citou uma autoridade da lei de Nova York afirmando que agentes à paisana seriam posicionados dentro de alguns cinemas na cidade. A polícia de Nova York não confirmou a notícia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.