Sai lista de filmes que disputam prêmio no Festival do Rio

São 14 ficções, 11 em competição e 3 fora de concurso; mais 9 documentários, 7 competindo e 2 de fora

PUBLICIDADE

Por Luiz Carlos Merten
Atualização:

Maior vitrine da produção brasileira, a Première Brasil atrai olheiros de importantes mostras internacionais, que garimpam nessa seção do Festival do Rio obras que serão vistas depois na Berlinale, por exemplo. Há uma semana que o festival vinha adiando a divulgação dos filmes que comporão a programação deste ano.

 

PUBLICIDADE

Extraoficialmente, a versão era sempre a mesma. Muitos filmes, e bons, pleiteavam a indicação. A lista finalmente saiu nesta segunda, 31. Contempla 23 títulos, distribuídos da seguinte maneira: são 14 ficções, 11 em competição e 3 fora de concurso; mais 9 documentários, 7 competindo e 2 também fora de concurso.

 

Ilda Santiago, que divide a diretoria executiva do festival com Walkiria Barbosa - a primeira, responsável pela programação; a segunda, pela área de mercado, que prevê os seminários -, confirma que este ano cerca de 130 longas foram submetidos à comissão de seleção e também 200 curtas. As programações de curtas e de outras seções da Première Brasil - Retratos e Novos Rumos - serão anunciadas nos próximos dias. Ilda destaca como muito rica a seção Novos Rumos. "Não fazemos distinções entre novos talentos e realizadores veteranos. Nossa expectativa é sempre apresentar o melhor, mas fomos surpreendidos por tantos filmes de novos diretores que estamos podendo montar uma seleção muito atraente de jovens talentos. Novos Rumos será representativa de tendências, com filmes audaciosos e corajosos. Pode anotar que tem coisas muito boas."

 

A pouco mais de três semanas do seu início, dia 24, o festival festeja o retorno do patrocínio da Prefeitura do Rio. "Não é só o apoio financeiro, por mais decisivo que seja", ressalta Ilda. "É um apoio estratégico e institucional, que não é só ao festival. A Prefeitura do Rio está voltando a apoiar o audiovisual, e isso é realmente para ser comemorado." Ilda ainda guarda a sete chaves o filme de abertura, mas a gala de encerramento já está confirmada e trará ao Brasil Quentin Tarantino, para apresentar Bastados Inglórios, sua aventura de guerra na vertente de Os Canhões de Navarone, e Os Doze Condenados, com Brad Pitt. Outra presença ilustre que já está confirmada na mídia é Jeanne Moreau. "Jeanne vai ser ser a nossa grande convidada no quadro das comemorações do ano da França no Brasil. Quem melhor do que ela?", pergunta Ilda.

 

Além dos longas concorrentes na categoria ficção (veja o quadro nesta página), estarão competindo, na categoria documentário - À Margem do Lixo, de Evaldo Mocarzel; Belair, de Noa Bressane e Bruno Safadi; e Reidy, A Construção da Utopia, de Ana Maria Magalhães, entre outros. O troféu para os melhores do Festival do Rio leva o nome de Redentor.

 

Confira a lista dos longas de ficção:

 

Bellini e o Demônio, de Marcelo Galvão (SP)

Publicidade

Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca (SP)

Do Começo Ao Fim, de Aluizio Abranches (RJ)

Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos, de Paulo Halm (RJ)

Hotel Atlântico, de Suzana Amaral (SP)

Natimorto, de Paulo Machline (SP)

O Amor Segundo B. Schianberg, de Beto Brant (SP)

Os Famosos e Os Duendes da Morte, de Esmir Filho (SP)

Publicidade

Os Inquilinos, de Sergio Bianchi (SP)

Sonhos Roubados, de Sandra Werneck ( RJ)

Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes (PE)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.