18 de janeiro de 2019 | 15h41
O ator, diretor e produtor americano Robert Redford receberá o César Honorário na 44ª edição dos prêmios César, o Oscar do cinema francês, que será realizada no dia 22 de fevereiro, informou nesta sexta-feira a Academia do Cinema da França.
Redford, de 82 anos, "deixou sua marca" em cada um de seus trabalhos cinematográficos, acrescentou a instituição sobre o também fundador e presidente do Festival de Sundance.
O ator adquiriu fama com filmes como Butch Cassidy (1969) e Nosso Amor de Ontem (1973), e se tornou um dos galãs mais cobiçados do cinema, tendo posteriormente atuado em outras produções marcantes como Todos os Homens do Presidente (1976) e Entre Dois Amores (1985).
Além disso, trabalhou como diretor em Gente como a Gente (1980) - pelo qual ganhou o Oscar - e em Quiz Show - A Verdade dos Bastidores (1994), O Encantador de Cavalos (1998) e Leões e Cordeiros (2007).
"Redford é definitivamente um monumento. Muitos dos seus filmes, na frente ou por trás das câmeras, são hoje clássicos. Poucas carreiras tiveram tal impacto na história do cinema!", destacou a academia, que considerou um privilégio homenagear "o homem que há de 50 anos simboliza a lenda do cinema americano".
O artista anunciou em agosto do ano passado a aposentadoria da atuação, após protagonizar o filme The Old Man & The Gun, de David Lowery, onde interpreta um ladrão de bancos que continua no crime aos 79 anos.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.