Divulgação
Divulgação

Robert Pattinson é a estrela de 'Água para Elefantes'

Filme que estreia nesta sexta nos EUA, tem Reese Witherspoon e Christoph Waltz no elenco

AP

22 Abril 2011 | 16h03

O ator Robert Pattinson não estava preocupado com a sua atuação enquanto filmava Água para Elefantes, mas agora sim. O astro da série Crepúsculo de 24 anos trocou a palidez dos vampiros por um papel de veterinário nos anos 30, no filme baseado no best-seller de 2006, que estreia nesta sexta-feira nos Estados Unidos.

Pattinson é Jacob Jankowski, um estudante de veterinária que é obrigado a se sustentar quando os pais morrem em um acidente de carro. Ele toma um trem e começa uma vida de viagens com o circo. Rapidamente ele se sente atraído pela estrela do Benzini Bros. Show, interpretada por Reese Witherspoon, que vive vigiada pelo marido, o ambicioso e cruel dono do circo vivido por Christoph Waltz.

Veja também:

Trailer de Água para Elefantes 

"Tem pelo menos 15 vencedores de Oscar em cada etapa da produção", afirma Pattinson. "Tive um ótimo momento fazendo o filme. Eu adoraria poder fazer filmes sem que eles fossem lançados depois. Seria muito legal, seria o melhor trabalho do mundo. Agora, só estou nervoso".

O astro britânico se transformou em uma estrela quando foi escalado para o papel de Edward Cullen em Crepúsculo. Já foi considerado pela revista People como o homem mais sexy vivo e uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time. Água para Elefantes é a maior produção em que Pattinson atuou depois de Crepúsculo.

"A única coisa que você pode fazer é tentar trabalhar com as melhores pessoas", ele diz. Os dois ganhadores de Oscar e colegas de elenco já aprovaram a performance do jovem ator. Reese Witherspoon o chamou de "o coração do filme". "Acho que as pessoas estarão empolgadas para vê-lo em um papel diferente de Crepúsculo". "É uma experiência muito bonita vê-lo começar como um ingênuo se transformar em um homem durante o filme", completa.

Waltz, que ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante no ano passado por seu papel em Bastardos Inglórios afirma que o trabalho de Pattinson em Água para Elefantes é extraordinário. "Ele está fazendo um esforço para sair dessa imagem pela qual ficou conhecido", afirma o ator. "Ele é esperto e tem dado passos preliminares para o que ainda vai acontecer. E este é um ótimo próximo passo. Não é o primeiro, mas o próximo que o fará se estabelecer como um ator sério", finalizou.

Pattinson afirma que os seus colegas de trabalho o ajudaram a se manter no papel. Mas que não foram Waltz ou Reese Witherspoon, e sim Tai, o elefante. O diretor Francis Lawrence levou Pattinson para conhecer o seu colega de elenco gigante antes mesmo de ler o roteiro.

"Nós fomos conhecer Tai e eu tenho essa coisa com os animais", afirma Pattinson. "Acho que Francis meio que já tinha a ideia na cabeça".

O ator não se importaria de trabalhar com animais no futuro, mas deve tentar papeis com mais ação. "Gosto da ideia de trabalhar com crianças e animais porque é sempre imprevisível e vigoroso", disse. "Mas eu também quero fazer um filme em que posso atirar em um monte de gente, só porque é divertido", finalizou.

Água para Elefantes ainda não tem data para estrear no Brasil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.