REUTERS/Mike Blake
REUTERS/Mike Blake

Oscar passa a aceitar filmes lançados no streaming para 2021

Mudanças foram anunciadas pela Academia de Hollywood; as categorias de 'som' também foram unificadas

Guilherme Sobota, O Estado de S. Paulo

28 de abril de 2020 | 18h35

A Academia de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences), organizadora dos Oscars, anunciou nesta terça-feira, 27, que vai aceitar filmes lançados inicialmente no streaming nas inscrições para a próxima edição, em 2021, em caráter excepcional. A cerimônia está marcada para o dia 28 de fevereiro de 2021.

A instituição requer, em condições normais, que filme seja exibido por sete dias em um cinema de Los Angeles para ser inscrito. Mas até segunda ordem, filmes que tinham um lançamento agendado e que foram impossibilitados de ir às salas por conta da pandemia, lançados primeiro em streaming comercial, poderão ser inscritos.

São duas novas condições. A obra deve ser disponibilizada na plataforma de screenings (exibições fechadas) para membros da Academia num período de 60 dias do lançamento no streaming. E deve também atender a todos os outros requisitos normalmente.

Quando os cinemas da cidade forem reabertos, a entidade vai determinar novas regras. Uma delas, antecipada agora, é que filmes exibidos em outras cidades dos EUA também serão elegíveis: Nova York, a Bay Area, Chicago, Miami, e Atlanta.

Festivais de cinema impactados pela pandemia de covid-19 também podem providenciar seus filmes de maneira online.

A diretoria da Academia também determinou outras mudanças:

  • As duas categorias de som, Mixagem e Edição, foram combinadas em apenas uma, "Melhor som", que segundo a instituição vai enfatizar o trabalho em equipe. Até seis estatuetas serão distribuídas para uma equipe.
  • A categoria Melhor trilha sonora deve conter, no mínimo, 60% de música original. Para sequências e filmes de franquias, a trilha deve ter pelo menos 80% de música inédita.
  • Na categoria Melhor filme internacional, todos os membros da Academia serão convidados a participar de uma rodada preliminar de votação. Pela primeira vez, os filmes inscritos estarão disponíveis em uma plataforma fechada para os membros que optarem por participar. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.