O total de 87 países submeteu seus longas-metragens para concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme em língua estrangeira do Oscar 2019. Desse número, cinco serão selecionados para participar da premiação.
A seleção é feita pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Diferentemente das outras categorias, nem todos são obrigados a votar - participam somente aqueles que se comprometerem a assistir a pelo menos 12 filmes participantes.
Neste ano, o longa escolhido para representar o Brasil foi O Grande Circo Místico, do diretor Cacá Diegues. Seu enredo gira em torno de uma família circense e atravessa cinco gerações de sua história a partir da perspectiva de Celavi (personagem de Jesuíta Barbosa), um mestre de cerimônias que nunca envelhece. Rodado em Lisboa em 2015, é uma coprodução Brasil, França e Portugal.
Um dos favoritos na disputa é Roma, dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón. O filme, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, tem o enredo baseado em memórias de infância do diretor, na Cidade do México. Cuarón já foi vencedor do Oscar de melhor diretor em 2014, pelo seu trabalho em Gravidade. Produzido e distribuído pela Netflix, o longa tem previsão de passar pelos cinemas brasileiros antes de ser disponibilizado no serviço de streaming. Ainda não foi definida uma data de estreia, entretanto.
A América Latina também está bem representada por Pájaros de Verano, que estabelece a gênese dos cartéis de drogas da Colômbia e revisita o passado indígena do país. Ambientada na década de 1970, a trama gira em torno de uma família de nativos que se envolve com o tráfico de drogas nos arredores de Bogotá. A dupla de diretores Cristina Gallego e Ciro Guerra foram responsáveis por levar a Colômbia pela primeira vez ao Oscar, em 2016, com o filme O Abraço da Serpente.
Outros filmes que tiveram destaque em festivais internacionais também participam da corrida. Assunto de Família, obra escolhida para representar o Japão no Oscar, foi o grande vencedor do Festival de Cannes; o belga Girl, longa de estreia do diretor Lukas Dhont, foi premiado no mesmo festival. Com 100% de aprovação no agregador de críticas Rotten Tomatoes, o suspense dinamarquês The Guilty, do também estreante Gustav Möller, foi amplamente elogiano em Sundance.
Os finalistas ao Oscar serão anunciadas em 22 de janeiro de 2019, e a cerimônia ocorre em 24 de fevereiro. A premiação será transmitida em mais de 225 países de todo o mundo.
Assista ao trailer de O Grande Circo Místico:
Confira a lista dos filmes por país:
Afeganistão, “Rona Azim’s Mother", de Jamshid Mahmoudi
África do Sul, “Sew the Winter to My Skin", de Jahmil X.T. Qubeka
Alemanha, “Never Look Away", de Florian Henckel von Donnersmarck
Argélia, “Until the End of Time", de Yasmine Chouikh
Argentina, “El Ángel", de Luis Ortega
Arménia, “Spitak", de Alexander Kott
Austrália, “Jirga", de Benjamin Gilmour
Áustria, “The Waldheim Waltz", de Ruth Beckermann
Bangladesh, “No Bed of Roses", de Mostofa Sarwar Farooki
Bélgica, “Girl", de Lukas Dhont
Bielorrússia, “Crystal Swan", de Darya Zhuk
Bolívia, “The Goalkeeper", de Rodrigo “Gory” Patiño
Bósnia e Herzegovina, “Never Leave Me", de Aida Begić
Brasil, “O Grande Circo Místico", de Carlos Diegues
Bulgária, “Omnipresent", de Ilian Djevelekov
Cambodja, “Graves without a Name", de Rithy Panh
Canada, “Family Ties", de Sophie Dupuis
Cazaquistão, “Ayka", de Sergey Dvortsevoy
Chile, “…And Suddenly the Dawn", de Silvio Caiozzi
China, “Hidden Man", de Jiang Wen
Colômbia, “Birds of Passage", de Cristina Gallego, Ciro Guerra
Coreia do Sul, “Burning", de Lee Chang-dong
Costa Rica, “Medea", de Alexandra Latishev
Croácia, “The Eighth Commissioner", de Ivan Salaj
Dinamarca, “The Guilty", de Gustav Möller
Egipto, “Yomeddine", de A.B. Shawky
Equador, “A Son of Man", de Jamaicanoproblem
Eslováquia, “The Interpreter", de Martin Šulík
Eslovénia, “Ivan", de Janez Burger
Espanha, “Champions", de Javier Fesser
Estónia, “Take It or Leave It", de Liina Trishkina-Vanhatalo
Filipinas, “Signal Rock", de Chito S. Roño
Finlândia, “Euthanizer", de Teemu Nikki
França, “Memoir of War", de Emmanuel Finkiel
Geórgia, “Namme", de Zaza Khalvashi
Grécia, “Polyxeni", de Dora Masklavanou
Holanda, “The Resistance Banker", de Joram Lürsen
Hong Kong, “Operation Red Sea", de Dante Lam
Hungria, “Sunset", de László Nemes
Iemen, “10 Days before the Wedding", de Amr Gamal, director.
Índia, “Village Rockstars", de Rima Das
Indonésia, “Marlina the Murderer in Four Acts", de Mouly Surya
Irão, “No Date, No Signature", de Vahid Jalilvand
Iraque, “The Journey", de Mohamed Jabarah Al-Daradji
Islândia, “Woman at War", de Benedikt Erlingsson
Israel, “The Cakemaker", de Ofir Raul Graizer
Itália, “Dogman", de Matteo Garrone
Japão, “Assunto de Família", de Hirokazu Kore-eda
Kosovo, “The Marriage", de Blerta Zeqiri
Letónia, “To Be Continued", de Ivars Seleckis
Líbano, “Capernaum", de Nadine Labaki
Lituânia, “Wonderful Losers: A Different World", de Arunas Matelis
Luxemburgo, “Gutland", de Govinda Van Maele
Macedónia, “Secret Ingredient", de Gjorce Stavreski
Malawi, “The Road to Sunrise", de Shemu Joyah
Marrocos, “Burnout", de Nour-Eddine Lakhmari
México, “Roma", de Alfonso Cuarón
Montenegro, “Iskra", de Gojko Berkuljan
Nepal, “Panchayat", de Shivam Adhikari
Nigéria, “The Wedding Ring", de Rahmatou Keïta
Noruega, “What Will People Say", de Iram Haq
Nova Zealand, “Yellow Is Forbidden", de Pietra Brettkelly
Palestina, “Ghost Hunting", de Raed Andoni
Panamá, “Ruben Blades Is Not My Name", de Abner Benaim
Paquistão, “Cake", de Asim Abbasi
Paraguai, “The Heiresses", de Marcelo Martinessi
Peru, “Eternity", de Oscar Catacora
Polónia, “Cold War", de Pawel Pawlikowski
Portugal, “Pilgrimage", de João Botelho
Quénia, “Supa Modo", de Likarion Wainaina
Reino Unido, “I Am Not a Witch", de Rungano Nyoni
República Checa, “Winter Flies", de Olmo Omerzu
República Dominicana, “Cocote", de Nelson Carlo De Los Santos Arias
Roménia, “I Do Not Care If We Go Down in History as Barbarians", de Radu Jude
Rússia, “Sobibor", de Konstantin Khabensky
Sérvia, “Offenders", de Dejan Zecevic
Singapura, “Buffalo Boys", de Mike Wiluan
Suécia, “Border", de Ali Abbasi
Suiça, “Eldorado", de Markus Imhoof
Tailândia, “Malila The Farewell Flower", de Anucha Boonyawatana
Taiwan, “The Great Buddha+", de Hsin-Yao Huang
Tunísia, “Beauty and the Dogs", de Kaouther Ben Hania
Turquia, “The Wild Pear Tree", de Nuri Bilge Ceylan
Ucrânia, “Donbass", de Sergei Loznitsa
Uruguai, “Twelve-Year Night", de Álvaro Brechner
Venezuela, “The Family", de Gustavo Rondón Córdova
Vietname, “The Tailor", de Buu Loc Tran, Kay Nguyen