PUBLICIDADE

Origami que se dobra sozinho abre caminho para 'matéria programável'

Princípio pode ser usado em robôs capazes de mudar de forma a pedido do usuário

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Sequência com a dobradura da folha programável na forma de barco. Divulgação/Harvard

 

PUBLICIDADE

Pesquisadores da Universidade Harvard criaram uma folha delgada composta de seções triangulares interligadas que pode assumir automaticamente a forma de um avião ou barco de dobradura. Segundo os autores do trabalho, a tecnologia poderá ser usada, por exemplo, na criação de materiais programáveis, capazes de assumir a forma da ferramenta necessária no momento, de tripés a chaves inglesas.

 

Cientistas criam peixe artificial capaz de controlar cardumes

 

A invenção é descrita na edição online da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). "O processo começa com a criação de um algoritmo para a dobradura", diz, em nota, um dos autores do trabalho, Robert Wood, da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard. "Como a sequência  de instruções num livro de origami, determinamos, com base nas formas finais desejadas, onde vincar a folha".

 

Essa folha é formada por polígonos rígidos e juntas elásticas, e incrustada com interruptores motorizados e equipamento eletrônico flexível. O material usado na criação do avião ou barco contém vinte e cinco motores, divididos em cinco grupos. A forma desejada é produzida ativando-se os grupos adequados na sequência correta.

 

"Folhas inteligentes são robôs de origami que farão qualquer forma requerida pelo usuário", disse outra autora do trabalho, Daniela Rus, do MIT.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.