Divulgação
Divulgação

Oliver Stone exibirá o longa 'Snowden' no Festival de Havana

Longa fala sobre um dos maiores inimigos do governo dos EUA

Ansa Flash

18 de novembro de 2016 | 18h16

O cineasta norte-americano Oliver Stone levará seu mais recente filme, "Snowden", ao Festival de Cinema de Havana. A apresentação do longa sobre um dos maiores inimigos do governo dos Estados Unidos ocorrerá em um momento em que o país retoma as relações bilaterais com a ilha, rompidas há mais de meio século.

A presença de Stone foi confirmada pelos organizadores do festival, que ocorre de 8 a 18 de dezembro. Snowden é um ex-analista de sistemas da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) que vazou documentos sigilosos para a imprensa, os quais mostravam uma rede de espionagem e vigilância que Washington mantinha contra cidadãos e líderes políticos em todo o mundo com o pretexto de combater o terrorismo.

No filme, a história é narrada por Stone em tom objetivo, mas sem deixar de refletir sobre a desilusão que levou o ex-analista a revelar os dados secretos. O ator Joseph Gordon-Levitt interpreta Snowden. Na Rússia, onde vive exilado com risco de ser julgado nos Estados Unidos, Snowden disse recentemente que estes mecanismos de vigilância podem piorar sob a liderança do recém-eleitro presidente, Donald Trump.

Já os cubanos, que admiran Stone por obras como "Platoon", sobre a guerra entre os EUA e o Vietnã, e "JFK", sobre o assassinato de John F.Kennedy, atravessam um momento de incertezas em relação à continuação da retomada das relações bilaterais.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.