Obsessão por celebridades chega às telas do Festival de Cannes

PUBLICIDADE

Por ALEXANDRIA SAGE
Atualização:

A obsessão por celebridades é o foco do novo diretor italiano Matteo Garrone no filme "Realidade", um dos dois filmes na lista de exibições do no Festival de Cinema de Cannes que exploram o poder corrosivo da fama instantânea e o desejo de ser visto. Garrone é mais conhecido por seu último filme, o corajoso "Gomorra", sobre um sindicato do crime de Nápoles. Mas com "Realidade" ele muda de marcha, criando um conto de fadas moderno em que a alma do protagonista é lenta e inexoravelmente erodida pela atração da fama. O segundo filme, que será exibido fora da competição principal no sábado, chama-se "Antiviral", a estreia de Brandon Cronenberg, filho do diretor canadense David Cronenberg. Sua trama segue um trabalhador de uma clínica que vende aos fãs injeções de vírus coletados de celebridades doentes. Em "Realidade", Lorenzo é um afável peixeiro, pai amoroso e marido de Nápoles, cuja família o convence a entrar para o reality show "Big Brother". Garrone escolheu como seu principal ator Aniello Arena, que ele descobriu quando o ator trabalhava em uma companhia de teatro da prisão. Arena, que ainda está cumprindo sua pena, teve autorização para sair da prisão durante o dia para filmar, mas voltava à prisão à noite. Ele não foi autorizado a acompanhar o resto do elenco em Cannes. "Nunca desista de seus sonhos!", disse a equipe de televisão ao personagem Lorenzo quando ele fazia um teste para um lugar no programa. Lorenzo está convencido de que é apenas uma questão de tempo antes que ele receba uma ligação dizendo que foi escolhido, e seu status em sua pequena comunidade recebe um impulso instantâneo. Conforme os dias se arrastam e a ligação não vem, no entanto, a obsessão de Lorenzo cresce, e sua percepção da realidade oscila. Ele começa a acreditar que a equipe do programa de TV o está espionando para determinar se ele seria uma boa escolha para o programa. "O que eles estão pensando de mim?", pergunta-se, imaginando que já desempenha um papel de protagonista. Ele vende seu negócio de peixes para ter dinheiro para arrumar sua casa. "Assim, ela vai aparecer bem nas entrevistas", explica a sua mulher, interpretada por Loredana Simioli. O público é mantido em suspense durante boa parte do filme, questionando se a ligação virá para libertar Lorenzo de sua tortura auto-imposta e normalizar suas relações familiares, que se deterioraram. Garrone é fã de longos panoramas em seu último filme, que captam a beleza de uma Nápoles desmoronando enquanto acrescenta ao mesmo tempo a sensação de voyeurismo. O filme começa com uma varredura da cidade portuária do sul vista de cima, gradativamente concentrando-se em uma carruagem dourada puxada por dois cavalos brancos e um lacaio em calções vermelhos. Quando uma noiva e um noivo surgem, nós os vemos entrando na sua versão de um casamento de conto de fadas -- presidido pelo apresentador do Big Brother. Garrone disse que não era seu objetivo julgar a obsessão da sociedade com celebridades. "O que estávamos tentando fazer era retratar com grande amor um personagem, ao mesmo tempo em que denunciamos um aspecto da sociedade, mas o objetivo não era de forma alguma ser crítico", afirmou Garrone em uma coletiva de imprensa. "Nós não quisemos fornecer nenhuma resposta", acrescentou. Quanto a Cronenberg, a obsessão por celebridades faz parte de algo maior na sociedade humana. "Eu acho que esse mundo é fascinante, tanto por causa de como ele pode ser grotesco e quanto é realmente apenas uma versão de um impulso humano muito mais amplo para idolatrar e eviscerar", disse o jovem diretor ao Screendaily.com.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.