14 de janeiro de 2016 | 11h57
Embora a Academia de Hollywood possa indicar até dez filmes na disputa pelo prêmio principal, os indicados têm ficado em nove. A Academia este ano diminuiu o número e indicou na quinta, 14, oito títulos para o Oscar de melhor filme. O campeão de indicações é O Regresso, de Alejandro González Iñárritu. O mexicano já venceu no ano passado com Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). O Regresso é melhor e ainda tem Leonardo DiCaprio, eterno perdedor pelos filmes de Martin Scorsese, numa interpretação poderosa como o homem que é deixado para morrer por quem já matou seu filho na inóspita paisagem da América pré-independência no século 18.
Como história de vingança, como relato de cinema, O Regresso mostra Iñárritu em plena posse de seus meios. É a obra-prima do diretor, melhor também que Amores Perros, que marcou sua explosão. Mas a história é clássica. Passa-se há 200 anos, não tem a urgência das denúncias de outros indicados - Spotlight - Segredos Revelados, de Tom McCarthy, que tem seis indicações e aborda o abuso de crianças por padres católicos, e A Grande Aposta, de Adam McKay, cinco indicações, que investe contra o sistema financeiro. E Iñárritu venceu no ano passado. Bisar os prêmios de filme e direção em anos seguidos é coisa que não acontece desde os tempos dos lendários Frank Capra e John Ford.
É um pouco o problema de toda essa disputa - mesmo sob o risco de parecer querer causar, o melhor filme da 88.ª edição do Oscar é Mad Max - Estrada da Fúria, mas o diretor George Miller pode se considerar feliz por haver obtido dez indicações, inclusive nas categorias principais de filme e direção. Star Wars - O Despertar da Força, de J.J. Abrams, que se encaminha para ser a maior bilheteria da história, teve de se contentar com indicações técnicas. E Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros, de Colin Trevorrow, segundo estouro do ano, nem isso - e olhem que se trata de uma aventura eletrizante.
O Oscar tem dessas coisas. Filmes de ação tendem a ser desqualificados como se fossem meros ‘divertimentos’. É preciso que um filme do gênero, como o de Iñárritu, sacuda o público com a brutalidade de cenas como a do ataque do urso - prepare-se! -, para que até o intelectual desarme suas defesas e seja arrastado no ímpeto da narrativa e perceba que, afinal, tudo aquilo tem a ver com um certo estado do homem no mundo. O choque cultural, a violência, os interesses mercantilistas naquela América têm a ver, sim, com o mundo atual. No limite, estamos assistindo a algo muito interessante, mesmo nesse reconhecimento (parcial ou total? Aguardemos) da ação e da aventura. Quentin Tarantino, o poeta (ou açougueiro?) pop da violência, dessa vez não seduziu os críticos nem o público e Os Oito Odiados pode até levar o prêmio de trilha que já ganhou no Globo de Ouro, mas será um reconhecimento ao compositor de Sergio Leone.
É um momento crucial. Iñárritu e Miller são homens do cinemão, por mais ambição intelectual que tenha o primeiro. Adam McKay veio do humor à Will Ferrell e agora assina uma comédia séria (A Grande Aposta). Quanto aos independentes... Tod Haynes confessou ao repórter que buscava um retorno a Longe do Paraíso, também melhor. Carol cravou cinco indicações, mas não está na lista do Producers Guild Award, portanto, está fora. Sempre sobra um prêmio de atriz - para Rooney Mara? Kate Winslet (Steve Jobs) é melhor. Não faltam bons - ótimos - filmes na 88.ª edição, mas o Oscar parece estar na encruzilhada.
Veja abaixo a lista completa:
Melhor filme
A grande aposta
Ponte dos espiões
Brooklyn
Mad Max: Estrada da fúria
Perdido em Marte
O regresso
O quarto de Jack
Spotlight - Segredo Revelados
Melhor atriz
Brie Larsen/O Quarto de Jack
Cate Blanchet/Carol
Charlotte Rampling/45 Anos
Saoirse Ronan/Brooklyn
Jennifer Lawrence/Joy: O Nome do Sucesso
Melhor ator
Brian Cranston/Trumbo
Eddie Redmayne/A Garota Dinamarquesa
Leonardo DiCaprio/O Regresso
Matt Damon/Perdido em Marte
Michael Fassbender/Steve Jobs
Melhor atriz coadjuvante
Alicia Vikander/A Garota Dinamarquesa
Jennifer Jason Leigh/Os Oito Odiados
Kate Winslet/Steve Jobs
Rachel McAdams/Spotlight - Verdades Reveladas
Rooney Mara/Carol
Melhor ator coadjuvante
Cristian Bale/A Grande Aposta
Mark Ruffalo/Spotligh - Segredos Revelados
Mark Rylance/Ponte dos Espiões
Sylvester Stallone/Creed
Tom Hardy/O Regresso
Melhor animação
Anomalisa
O Menino e o Mundo (brasileiro)
Divertida Mente
Shaun, o Carneiro
When Marnie Was There
Fotografia
Carol
Os Oito Odiados
Mad Max: Estrada da Fúria
Sicário
O Regresso
Melhor filme estrangeiro
Cinco Graças
O Esgrimista
O Filho de Saul
Novíssimo Testamento
Theeb
Melhor direção
Adam Mckay (A grande aposta)
George Miller (Mad Max)
Alejandro G. Inarritu (O regresso)
Lenny Abrahamson (O quarto de Jack)
Tom McCarthy (Spolith: segredos revelados)
Efeitos Visuais
Instintio artificial
Mad Mex
Marte
O Regresso
Star Wars
Montagem
Mad Mex
O Regresso
Spotlight
Star Wars
Figurino
Carol - Sandy Powell
Cinderella - Sandy Powell
Garota Dinamarquesa - Paco Delgado
Mad Max: Estrada da Fúria - Jenny Beavan
O Regresso - Jacqueline West
Melhor documentário
Amy
Cartel Land
The look of silence
What happened, Miss Simone?
Winter on fire: Ukraine's Fight for Freedom
Melhor documentário de curta-metragem
Body team 12
Chau, beyond the lines
Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah
A Girl in the River: The Price of forgiveness
Last day of freedom
Melhor canção original
Earned it (Cinquenta tons de cinza)
Manta Ray (Racing extinction)
Simple song #3 (Youth)
Writing's on the wall (007 contra Spectre)
Til it happens to you (The hunting ground)
Melhor edição de som
Mad Max
Perdido em Marte
O regresso
Sicario
Star Wars
Melhor mixagem de som
Ponte dos espiões
Mad Max
Perdido em Marte
O regresso
Star Wars
Melhor curta de animação
Bear Story
Prologue
Sanjay's Super Team
We can't live without Cosmos
World of tomorrow
Melhor curta de live action
Ave Maria
Day one
Everything will be okay (Alles Wird Gut)
Shok
Stutterer
Melhor cabelo e maquiagem
Mad Max
The 100-year-old man who climbed out the window and disappeared
O Regresso
Melhor roteiro adaptado
A grande aposta
Brooklyn
Carol
Perdido em Marte
O quarto de Jack
Melhor roteiro original
Ponte dos espiões
Ex Machina
Divertida mente
Spotlight
Straight Outta Compton
Melhor design de produção
Ponte dos espiões
A garota dinamarquesa
Mad Max
Perdido em Marte
O regresso
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.