"O Pagamento" é um filme de idéias e ação

De Blade Runner, o Caçador de Andróides até Minority Report - A Nova Lei, passando por O Vingador do Futuro, todas as fantasias científicas adaptadas do escritor Philip K. Dick escavam nos labirintos da memória para discutir o tempo. O Pagamento, que estréia este fim de semana nos cinemas brasileiros, não foge à regra. É um filme de John Woo, o maior diretor de ação do cinema atual. Seu nome é sinônimo de elaboradas coreografias da violência. Ninguém filma uma perseguição como John Woo. Quando você pensa que já viu tudo, ele mostra que ainda existem formas e maneiras de surpreender. E, em Hollywood, Woo está conseguindo transformar em verdadeiros personagens os arquétipos de sua fase de Hong Kong. Ben Affleck chama-se Michael Jennings em O Pagamento. É um cientista (técnico?) habilidoso, que as grandes corporações contratam para dar o retoque final em projetos milionários. Quando isso ocorre, a memória de Jennings é apagada, para que ele nunca possa reivindicar nada ou criar embaraço para seus empregadores. É aí que um amigo de Jennings - muy amigo -, chamado Rethrick e interpretado por Aaron Eckhart, o contrata a peso de ouro para desenvolver um projeto. Jennings terá de dedicar três anos de sua vida a esse trabalho. Passam num piscar de olhos - na verdade, um único corte. E começa a caçada humana. Ao conferir a fortuna que deveria ter recebido, Jennings descobre não apenas que foi lesado como tem agente atrás dele, querendo matá-lo. Para enfrentar a situação complicada, ele tem apenas um saco de papel com seus pertences. Só que, ao abri-lo, não encontra o que procurava. Ali dentro só existem objetos banais da vida cotidiana. O que representam? Para que servem? Jennings não se lembra, pois sua memória foi apagada - embora persistam flashes, aqui e ali. Para não alongar a conversa nem tirar a graça do filme, vamos só acrescentar que o projeto no qual ele trabalhou permite olhar o futuro. E Jennings viu o futuro dele. Sabia que seria caçado e preparou esses elementos. A questão é - como o Jennings atual, que nada sabe, vai conseguir utilizá-los? John Woo fez algo raro em Hollywood. Transformou um filme de ação num filme de idéias. O tema de O Pagamento é essa matéria de memória, que é preciso escavar para desenvolver as idéias. No fim, e não vamos dizer que fim é esse, a memória reencontrada ganha um prêmio ou vale ouro - porque esse é o objetivo final de O Pagamento.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.