PUBLICIDADE

Novo 'Suspiria' investe mais no grotesco, com cenas aflitivas

Filme é dirigido por Lucca Guadagnino e tem Tilda Swinton e Dakota Johnson no elenco; confira o trailer

Por Luiz Carlos Merten
Atualização:

Discretíssima no filme orioginal de Dario Argento, de 1977, a dança é uma das protagonisdtas do remake de Suspiria, que estreia nesta quinta, 11, no Brasil. O filme ganhou até um acréscimo são título - A Danças da Morte. Susie/Dakota Johnson, a Anastasia de 50 Tons de Cinza, faz uma garota que vem de uma comunidade fechada dos EUA - os amish - para se tornar bailarina numa das mais renomadas companhias do mundo, a Markos Tanz Company, em Berlim. A família é religiosa e, agora, essa outra família para a qual ela está entrando é profana - de bruxas que adoram, e representam, entidades malignas, as três Mães. Lacrimorum, Suspirorum e Tenebrorum.

Cena do filme 'Suspiria', com Dakota Johnson Foto: Amazon Studios

PUBLICIDADE

Numa entrevista ao Estado, na época de Me Chame pelo Seu Nome - quando já preparava o remake de Argento -, o diretor Luca Guadagnino confessou ao repórter que, desde pequeno, adorva o cinema de gênero. Os pais saíam e ele ficava vendo filmes de terror na madrugada. Guadagnino até brincou - "Hoje, eles (seus pais) até poderiam ser acusados de negligência, perderiam minha guarda." Guadagnino considera Argento um mestre, mas o filme dele contempla outra influência - a do alemão Rainer Werner Fassbinder, que investigou o universo feminino e a crueldade dos homens.

A versão de Guadagnino situa a ação no ano em que foi produzido o filme clássico de terror de Argento. Em 1977, Berlim dividida pelo Muro e convulsionada pelas ações terroristas do Grupo Baader Meinhoff. Neste quadro, um psiquiatra tenta descobrir o que ocorreu com uma de suas pacientes, que desapareceu na Markos Tanz. Seu interesse pela casa e pelo que pode estar ocorrendo lá dentro coincide com a chegada de Susie/Dakota. Intensificam-se a violência e os assassinatos. Quem é, na verdade, Madame Blanc, a personagem interpretada por Tilda Swinton? Na casa, há uma disputa de poder, que divide professoras e alunas. Outra madame está doente, vive reclusa, e representa outro mistério.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.