Toby Melville/Reuters
Toby Melville/Reuters

Novo filme da série 'Crepúsculo' arrecada US$283 mi na estreia

'Amanhecer - Parte 1' levantou 139,5 milhões de dólares só nos Estados Unidos e Canadá, tornando-se o 5º maior lançamento nos dois países em todos os tempos

LISA RICHWINE, REUTERS

20 de novembro de 2011 | 17h34

O novo filme da saga de vampiros Crepúsculo estreou neste fim de semana em cinemas de todo mundo com a arrecadação de 283,5 milhões de dólares, quando fãs apaixonados lotaram as salas para assistir a exibição do primeiro dos dois filmes da sequência final da série.

Nos Estados Unidos e no Canadá, A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 levantou 139,5 milhões de dólares em bilheteria, afirmou neste domingo a distribuidora Summit Entertainment. O filme tornou-se assim o quinto maior lançamento nos dois países em todos os tempos.

O desempenho superou as previsões do estúdio para o filme no qual a humana Bella se casa com o vampiro Edward e fica grávida. A Summit tinha estimado arrecadar 125 milhões de dólares nos Estados Unidos e no Canadá. Analistas chegaram a prever 140 milhões.

Fora do mercado norte-americano, Amanhecer arrecadou 144 milhões de dólares em 54 países neste fim de semana. O filme custou 110 milhões de dólares.

Neste ano, a estreia só foi superada por Harry Potter. O episódio final da série arrecadou num fim de semana de julho 169 milhões de dólares.

Amanhecer, no entanto, não bateu a estreia recorde da saga Crepúsculo, Lua Nova, que levantou 142,8 milhões de dólares em 2009.

Cerca de 80% do público da saga, baseada nos romances de Stephanie Meyer, é feminino.

Crepúsculo é uma das franquias mais lucrativas de Hollywood. A segunda parte de Amanhecer deve chegar aos cinemas em 2012

Tudo o que sabemos sobre:
FILMEBOXOFFICECREPUSCULO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.