Kena Betancur / AFP
Kena Betancur / AFP

Night Shyamalan é escolhido presidente do júri da próxima edição do Festival de Berlim

Cineasta americano de origem indiana é conhecido por seus filmes de suspense, alguns deles com toques sobrenaturais como 'O Sexto Sentido' e o recente 'Tempo'

AFP, O Estado de S.Paulo

19 de outubro de 2021 | 13h06

O diretor americano Manoj Nelliyattu Shyamalan foi nomeado presidente do júri do 72º Festival de Cinema de Berlim, anunciaram os organizadores da Berlinale nesta terça-feira, 19.

Programado para acontecer de 10 a 20 de fevereiro de 2022, o mais importante festival de cinema europeu depois de Cannes e Veneza, será realizado presencialmente, com público, ao contrário de sua edição de 2021 que foi quase exclusivamente on-line. 

O cineasta americano de origem indiana, de 51 anos, mais conhecido como Night Shyamalan, tornou-se uma celebridade com seu thriller psicológico de 1999, O Sexto Sentido, estrelado por Bruce Willis e que lhe rendeu seis indicações ao Oscar

Desde então, ele tem dirigido filmes de suspense, com toques sobrenaturais, como Depois da Terra, A Visita, Vidro e Tempo do ano passado, aos quais acrescentou a série de TV Wayward Pines.

"Em seus filmes ele criou um universo no qual os medos e desejos estão muito próximos e no qual os jovens não são apenas os personagens principais, mas também a força motriz para superar os medos", disse o diretor artístico Carlo Chatrian em uma declaração da Berlinale, chamando Shyamalan de "cineasta único".

Após a pandemia que atingiu o festival na edição deste ano, os organizadores estão apostando no retorno do público desta vez.

O prêmio máximo do Festival de Berlim, o "Urso de Ouro", foi concedido este ano ao filme "Bad Luck Banging or Loony Porn", uma sátira social do cineasta romeno Radu Jude.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.