Divulgação
Divulgação

National Board of Review divulga os vencedores de 2016

O grande vencedor foi 'Manchester à Beira-Mar', com quatro prêmios, incluindo melhor filme

Amilton Pinheiro, O Estado

29 Novembro 2016 | 21h46

O National Board of Review (NBR), entidade que reúne profissionais de cinema, acadêmicos e jovens cineastas, divulgou hoje, 29, os melhores do cinema dos Estados Unidos de 2016, abrindo a temporada de prêmios pré-Oscar. O grande vencedor foi Manchester À Beira-Mar (Manchester by the Sea) que recebeu quatro prêmios: melhor filme, ator (Casey Affleck), ator estreante (Lucas Hedges) e roteiro original escrito pelo diretor Kenneth Lonergan.

O filme que passou no último Festival de Sundance, em janeiro e recebeu boas críticas, é um drama intimista que fala de luto ao contar a história de Chandler (Casey Affleck) que volta para casa depois da morte do irmão mais velho e precisa cuidar do sobrinho de 16 anos.

Depois do National serão divulgados os prêmios da crítica de Nova York e de Los Angeles em dezembro, em janeiro é a vez do Globo de Ouro, entregue pelos correspondentes estrangeiros que trabalham em Los Angeles e se encerra com os ganhadores dos Sindicatos dos Atores, Diretores e Produtores (SAG, DAG, PGA, siglas em inglês) e por último o Bafta, espécie de Oscar do Cinema Britânico.

O prêmio de direção foi para Barry Jenkins por Moonlight, que fala do submundo das drogas (crack) em Miami nos anos 1980 e que deu a atriz britânica Naomie Harris, o prêmio de atriz coadjuvante.

Amy Adams foi eleita melhor atriz por A Chegada de Denis Villeneuve, no papel de uma linguista que é convocada pelo governo americano para tentar se comunicar com alienígenas que invadem a terra (a atriz é aposta certa nas indicações do Oscar do próximo ano). O veterano Jeff Bridge ganhou como ator coajuvante por Hell or High Water, em que interpreta um policial texano que precisa realizar um grande trabalho antes de se aposentar. O Apartmento (Salesman), de Asghar Farhardi,  venceu na categoria de filme estrangeiro (é o representante do Irã a uma vaga no Oscar).


Veja lista dos principais vencedores:

Melhor Filme: Manchester à Beira-Mar (Manchester by of Sea)

Melhor Diretor: Barry Jenkins por Moonlight

Melhor Ator: Casey Affleck por Manchester à Beira-Mar (Manchester by of Sea)

Melhor Atriz: Amy Adams por A Chegada

Melhor Ator coadjuvante: Jeff Bridges por Hell or High Water

Melhor Atriz coadjuvante: Naomie Harris por Moonlight

Melhor Roteiro Original: Barry Jenkins por Moonlight

Melhor Roteiro Adaptado: Jay Cocks e Martin Scorsese por Silence

Melhor Filme Estrangeiro: Salesman (Irã)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.