Muppets se envolvem no mundo do crime em segundo filme

Humorista Ricky Gervais contracena com bonecos no longa, que tem ainda participações de Tina Fey e Lady Gaga

Pedro Caiado, Londres - Especial para O Estado de S. Paulo

04 de março de 2014 | 22h41

Originalmente intitulado Os Muppets...Mais uma Vez e logo após rebatizado para Muppets 2: Procurados e Amados, esta é a nova aposta da Disney para trazer de volta a era de ouro dos famosos fantoches, apresentando-os à nova geração. O último episódio, Os Muppets, de 2011, foi bem sucedido (US$ 165 milhões nas bilheterias mundiais), e marcou o início da nova franquia sob o comando da Disney, que comprou os direitos do criador Jim Henson em 2004 (tecnicamente, esta é a oitava incursão dos fantoches no cinema).

O Estado esteve no set de filmagens nos estúdios de Pinewood (os mesmos da franquia 007), nos arredores de Londres, no ano passado, para ver de perto os personagens tão amados por gerações, que chegam às telas brasileiras em maio. Muppets 2 promete ser pura diversão, mantendo a tradição de participações especiais – dessa vez Lady Gaga, Salma Hayek e o ator Tom Hiddleston, entre outros – além dos tradicionais números musicais e novos personagens que se juntam ao sapo Caco e à porquinha Miss Piggy.

Enquanto o último filme teve o papel de introduzir os Muppets para um novo público (a história fazia graça da fama perdida), este se concentra mais no fator diversão. Muppets 2 terá menos referências ao passado e pretende progredir com a história de Miss Piggy e companhia. E pela primeira vez dará sequência a um filme anterior, começando segundos após o musical em Hollywood Boulevard, que encerrou o último filme. Os atores Jason Segel e Amy Adams não retornam. Em seus lugares estarão o comediante britânico Ricky Gervais e a humorista Tina Fey, além do ator Ty Burrell (da série Modern Family). Ricky chamou a atenção em uma aparição no seriado infantil Vila Sésamo (berço dos Muppets) em 2009. Sua interação natural com o personagem Elmo abriu os olhos da Disney para sua escalação neste filme.

"Ele é extremamente engraçado e inteligente e foi uma combinação interessante para o mundo dos Muppets, pois ele equilibra o humor deles", diz o produtor do filme, Todd Lieberman. "Ele é um grande fã também", completou. Gervais interpreta o agente de Caco, enquanto Tina Fey viverá a carcereira de uma prisão siberiana, onde Caco foi preso. Na história, os fantoches fazem uma turnê por países europeus após o sucesso do último filme e se envolvem em uma trama de crime, liderados pelo vilão Constantine, um sósia do sapo Caco. "Ele se parece comigo e nós somos da mesma espécie", disse Caco sobre o vilão que terá uma pinta no rosto para diferenciar do original.

"Eu sou conselheiro de um sapo, não de um vice-presidente. Um sapo!", diz Gervais ao Estado em uma pausa entre as gravações. "Haverá uma dança, bem no estilo Hollywood, com sapateado. Eu e o sapo", afirmou. "Eu sou ótimo cantor mas, para dançar, sou igual ao seu pai em qualquer festa. Mas eu acho que vou surpreender as pessoas." Na trilha sonora deste filme estão Lady Gaga, Celine Dion e Tony Bennett, entre outros grandes nomes. No passado, os Muppets realizaram parcerias memoráveis com Alice Cooper, Paul Simon, Elton John, Debbie Harry e CeeLo Green.

Inspiração. A promessa é que veremos um ou dois Muppets que não apareceram no último filme. Walter, o novo personagem introduzido em 2011, também retorna. "Da última vez, quisemos introduzir os Muppets para uma geração que talvez não os conhecia tão bem", explica o produtor. "Eu acho que este será mais baseado no fator da diversão e da loucura que os Muppets oferecem ao público."

Segundo a produtora Eve Stewart, filmes clássicos serviram de inspiração para o longa. "Nós nos baseamos em grandes filmes de crime como Onze Homens e um Segredo. O diretor é um grande fã de filmes retrô." Ela explicou que trabalhar com os Muppets não é mais difícil que realizar qualquer outro filme. E que é possível levá-los para filmagens no exterior, sem problemas. "Eles só não gostam de chuva, como qualquer ator."

Percorremos enormes cenários em Pinewood, assim como um workshop onde estão guardados os fantoches trazidos diretamente de Los Angeles. Impressiona a simplicidade. Em tempos de computação gráfica e caros efeitos especiais no cinema, aqui as grandes estrelas são unicamente os fantoches – e muitos deles originais dos programas de TV do passado. Para dar vida aos famosos personagens, o trabalho dos ‘muppeteers’ (como são chamados em inglês) é essencial. O nível de cuidado e esforço impressiona. "Nós construímos cenários bem altos para esconder os muppeteers", explica Stewart. Entre uma cena e outra, uma grande equipe vai em direção aos fantoches para consertar cabelo e adereços enquanto cabeleireiros e maquiadores vão em direção às estrelas em cena. "Eu sigo a fórmula do último filme, que foi a inspiração dos figurinos dos anos 30 e 40", comenta Rahel Afiley, figurinista.

É neste longa também que provavelmente veremos o casamento entre Miss Piggy e o sapo Kermit. "Haverá um grande evento, mas não posso dizer o que será", diz o produtor. "As pessoas vão se surpreender com o que será na realidade", diz ele mantendo o suspense. Perguntada, Miss Piggy não quis comentar sobre o assunto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.